Veja como incentivar "viajantes desonestos" a cumprirem a política
Antes de tudo, é preciso entender as motivações deles para o desvio da política

Diante disso, como um gestor de viagens pode gerenciar esses chamados "viajantes desonestos"? Primeiro, é preciso entender as motivações deles para o desvio. Em seguida, use as dicas abaixo para determinar a melhor tática para usar com esse tipo específico de viajante.
1- Para o viajante mal informado

É preciso educar este tipo de viajante. Mostre ao funcionário sensível ao custo que pensa que pode encontrar um melhor negócio on-line como os contratos de fornecedores preferidos funcionam e que você realmente atingiu a melhor pechincha, mas apenas porque reservou com um determinado hotel ou companhia aérea.
Mostre aos viajantes com medo de perder seus pontos de fidelidade em hotéis e milhas aéreas que eles não precisam se preocupar. Há ferramentas que vinculam o número de fidelidade do viajante à reserva no GDS, e os pontos irão para a conta dele automaticamente.
2- Utilize a chamada culpa visual

Mas como os travel managers podem aproveitar a culpa visual se um viajante não estiver usando o OBT? Nesse caso é recomendado o uso de uma ferramenta de inteligência de negócios que mostre o quanto os funcionários que mais cumprem a política estão economizando versus aqueles que não estão.
Uma vez reunidos os números, compartilhe as descobertas em um e-mail de grupo, com ou sem citar nomes. Você ficará surpreso com o quanto isso se aplica aos viajantes que querem aprovação social. Um dos nossos desejos inatos é querer pertencer a um grupo, e a maioria das pessoas quer ser vista fazendo a coisa certa pelos seus colegas e chefes.
Então, como mais de três quartos dos gestores de viagens pesquisados já estão adotando esse processo, considere usar a cultura da empresa e a pressão dos colegas para influenciar a consciência de seus viajantes.
Devido ao fenômeno conhecido como influência social, tendemos a mudar nossas percepções e nossos comportamentos de maneira consistente com o grupo, muitas vezes sem que nós possamos percebê-lo. Para aplicar pressão, considere como moldar o comportamento de seus viajantes como um todo.
Isso pode ser feito ao enviar e-mails para todos os seus viajantes comemorando e dando recompensas àqueles que consistentemente fazem reservas compatíveis. Ou considere ter uma página social no site da intranet da sua empresa em que os viajantes podem sentir-se unidos e compartilhar suas experiências - e o ambiente no qual você pode empurrar de forma sutil alguns lembretes de políticas.
3- Para o viajante preocupado com o que está acontecendo no mundo

Deixe claro que ter todos esses detalhes da viagem em um só lugar pode significar assistência mais rápida de sua equipe, especialmente se é durante um desastre natural como o furacão Maria, durante o qual todos os sistemas de comunicação são eliminados e o suporte no solo de um provedor de risco de viagem é necessário para recuperá-los.
4- Para o viajante que só se preocupa consigo mesmo

Nesse último caso, use uma ferramenta de aprovação que permita que você veja detalhes e custos do itinerário antes de dar sinal verde à viagem. Você também pode empregar a função de bate-papo e enviar notificações para lembrar esses viajantes sobre as regras da política. Então, depois de aprovar a viagem, utilize uma ferramenta que permita ver se eles realmente aderiram às regras da política.
*Fonte: American Express Business Travel