Lacte 20: empresas destacam seus cases na implementação de políticas ESG
Voll, Tg.mob, Club Med e Marriott apresentaram projetos bem-sucedidos de ESG no mundo corporativo

Em mais um de seus painéis realizados ao longo deste segundo dia, o Lacte trouxe à tona um tema cada vez mais relevante e falado no setor: o impacto das práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) nas empresas, especialmente no contexto das viagens corporativas.
Durante o painel, quatro empresas compartilharam suas experiências e cases relacionados à implementação de ESG, destacando como é possível gerar lucro com propósito e empatia.
Marriott: Parceria Estratégica com a Viatris
Bruna Cavalcante, gestora de Eventos da Viatris Indústria Farmacêutica, foi uma das participantes do painel, compartilhando como a Viatris se uniu à Marriott em um projeto de impacto social. A parceria teve como base a promoção de práticas sustentáveis, atendendo à crescente demanda por soluções que integrem responsabilidade social e ambiental.
"Já não é mais uma opção, mas sim uma exigência do mercado investir em empresas com práticas ESG comprovadas"
Bruna Cavalcante, gestora de Eventos da Viatris Indústria Farmacêutica
O aumento no interesse por serviços que comprovadamente seguem esses princípios reflete uma mudança no comportamento do consumidor, cada vez mais exigente em relação a valores e ética empresarial.
Pensando nisso, a parceria com a Marriott colocou em marcha o programa Surv 360, um projeto sustentável que envolve quatro pilares principais. São eles:
- Formação de profissionais, com ênfase na inclusão de mulheres em cargos de liderança.
- Sustentabilidade nas operações da empresa.
- Apoio a comunidades locais.
- Promoção dos direitos humanos e a identificação de crimes dentro dos hotéis.
Club Med: Educação como pilar do ESG
Elian Zanelato, gerente nacional de Vendas do Club Med, apresentou um dos principais projetos da rede de resorts no que diz respeito ao ESG, o Club Med School. O case, que inclusive foi premiado na edição 2024 do Lacte, envolveu uma parceria com o Senac para implementar uma transição de carreira para funcionários, permitindo que eles se requalificassem para novos cargos dentro da empresa ou no mercado. A mesma iniciativa qualidfica também profissionais em busca de uma entrada no mercado de trabalho.
Com um investimento de 30 mil euros, o projeto é considerado um exemplo do "S" de Social dentro do ESG, ao promover inclusão, desenvolvimento e preparação dos colaboradores. A ação é parte de um esforço maior para fortalecer a responsabilidade social da empresa e criar um impacto positivo nas comunidades em que atua.
Tg.mob: ESG como diferencial competitivo
Leandro Pimenta, CEO da Tg.mob, compartilhou como a empresa tem integrado práticas ESG de maneira estratégica. Em 2024, a Tg.mob registrou um crescimento de 30% na conquista de novos clientes, resultado direto, segundo ele, das ações reconhecidas no âmbito ESG.

Entre as ações que geram entregas recorrentes estão a distribuição de marmitas e doações para ONGs, além da criação de vagas afirmativas que promovem a diversidade dentro da empresa.
A governança corporativa, segundo comenta Pimenta, na Tg.mob também é alinhada com os princípios de ESG, com políticas que engajam os colaboradores e promovem um ambiente de trabalho inclusivo e educacional.
O CEO ainda destacou a importância de oferecer treinamento contínuo para os colaboradores, criando "espaços para estudo dentro da empresa", e ampliou essa formação para o mercado com cursos e certificações. A governança também é fortalecida por um canal de compliance que assegura a implementação de boas práticas dentro da organização.
Voll: ESG como motor de transformação
Luiz Moura, diretor de Negócios da Voll, aproveitou o ensejo para enfatizar a importância das ações ESG não apenas como uma tendência, mas como uma necessidade para as empresas que buscam se destacar no mercado.
Moura, que apresentou o "minilab", também ressaltou que as empresas precisam entender o valor dessas ações para que possam, de fato, gerar impacto e não depender exclusivamente de políticas externas para adotar práticas ESG.

O executivo também apontou que práticas sustentáveis não são apenas uma tendência, mas uma exigência do mercado. Segundo ele, à medida que os consumidores e colaboradores exigem mais das marcas em termos de responsabilidade social e ambiental, as empresas que investem em ESG se posicionam de maneira vantajosa e sustentável no mercado, criando um impacto positivo tanto no ambiente corporativo quanto nas comunidades onde estão inseridas.