Karina Cedeño   |   25/02/2025 14:44
Atualizada em 25/02/2025 14:46

O quanto a experiência do viajante influencia o seu programa de viagens?

Tema aconteceu durante minilab realizado no evento, com a participação de gestoras de viagens


PANROTAS / Filip Calixto
Juliana Costa, da Lemontech, e Janaina Medeiros, do Grupo Elopar, no palco do minilab durante o Lacte 20
Juliana Costa, da Lemontech, e Janaina Medeiros, do Grupo Elopar, no palco do minilab durante o Lacte 20

Durante o Lacte 20, realizado hoje (25) no WTC Events Center em São Paulo, foi realizado um minilab que trouxe especialistas so setor de viagens corporativas para debater o papel da experiência do viajante no programa de viagens.

Na ocasião, a analista de viagens da Camed Microcrédito, Aurilia Silva, destacou a importância de os gestores pensarem na experiência do viajante no programa de viagens. “A experiência do viajante vai muito além da logística de hotel, do aéreo, tem a ver com a cultura da empresa. Quando o viajante se sente seguro e bem acolhido, ele sabe que vai ter suporte e o programa de viagens consegue reter talentos”, comenta Aurília.

PANROTAS / Filip Calixto
Aurilia Silva, analista de viagens da Camed Microcrédito
Aurilia Silva, analista de viagens da Camed Microcrédito

“Hoje as gerações mais jovens já perguntam se vão ter que viajar no final de semana ou se se podem aproveitar a viagem a lazer. Ter um programa bem estruturado e pensar em cada detalhe contribui para otimizar o trabalho do colaborador que está viajando e trazer a ele uma produtividade melhor”

Aurilia Silva, analista de viagens da Camed Microcrédito

"É preciso elaborar a politica e os programas internos e fazer a comunicação desses processos para que eles sejam fluídos e facilitem a vida dos viajantes. Não adianta divulgar o hotel, a companhia aérea se o funcionário que vai viajar não tem conhecimento nenhum do programa de viagens que foi montado. Isso tem que ser compartilhado, seja na intranet, por meio de e-mails informativos", complementa a diretora de Relacionamento e Vendas da Lemontech, Juliana Costa.

A gestora de viagens do Grupo Elopar, Janaina Medeiros, divulgou alguns passos práticos para elevar a experiência do viajante, sendo eles:

  • Comunicação aberta e constante com o viajante;
  • Informação de fácil acesso;
  • Sistemas "all in one";
  • Bleisure;
  • Valores de reembolsos justos.

A importância do apoio das TMCs aos viajantes

Janaína também falou da importância do apoio das TMCs aos viajantes. "Quando falamos em personalização, é preciso questionar se o viajante precisa de apoio e se a agência de viagens corporativas consegue dar esse apoio a ele, atendendo suas necessidades. É importante questionar também se a sua política está alinhada à cultura da sua empresa. Esse ponto é essencial, senão a politica não e cumprida pelo viajante", comenta a gestora de

"Essa parte da consultoria é muito importante, principalmente se é a primeira viagem do funcionário. Temos o OBT para facilitar a vida, mas quando se trata de pessoas inexperientes viajando, o papel da agência é fundamental para ajudar nessa consultoria. Vale destacar que a experiência é muito importante, mas não é a base do programa de viagens e, sim, consequência dele"

Gestora de Viagens, Eventos e Despesas da XP, Thaís Meirelles

Participou também do debate a supervisora nacional de Viagens e Eventos do Grupo Ser Educacional, Claudia Cordeiro.

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