Victor Fernandes   |   30/09/2020 18:58
Atualizada em 30/09/2020 19:02

NEB reúne líderes para discutir o futuro do Turismo

Estiveram presentes Chieko Aoki, Vinicius Lummertz, Gervásio Tanabe, Toni Sando e Jacqueline Conrado

Divulgação
Com mediação de Mami Fumioka, da Quickly Travel, o evento híbrido promovido ontem (30) pelo Nikkey Empreendedores do Brasil (NEB), contou com a presença de Luiza Helena Trajano, do Grupo Magazine Luiza; Vinicius Lummertz, atual secretário estadual de Turismo de São Paulo; Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree; Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp; Toni Sando, presidente da Unedestinos; Jacqueline Conrado, country director da United Airlines no Brasil; e a chef Ana Zambelli, do Noah Gastronomia.

Em mais de uma hora debate, os convidados responderam perguntas e falaram abertamente sobre as lições aprendidas pela pandemia e o que se espera do Turismo nessa retomada. O grande destaque da noite ficou no consenso geral de que o Turismo precisa deixar de ser tratado como um segmento isolado, mas sim como uma plataforma que impacta mais de 50 setores distintos da economia e leva emprego e renda para milhares de pessoas. E que, acima de tudo, todos os setores precisam se unir e pensar no coletivo, fazendo mais com menos.

Nas palavras de Vinicius Lummertz, o Turismo não é mais o que era. O significado da palavra agora é outro. “É preciso criar diálogos no nosso País. Criar condições de conversar e entender que o Turismo é uma plataforma. O comércio vai junto. Tudo está interligado. A beleza, a estética, a arquitetura e urbanismo, a arte... está tudo interligado”, afirmou.

Luiza Trajano também endossou o coro por uma plataforma mais unida no Turismo e reiterou: “é preciso parar de pensar no seu quintal e pensar no quintal do global”. A empresária também defendeu a criação de um planejamento estratégico de políticas públicas e reforçou que o Turismo precisa dar mais oportunidades e poder de compra para as classes populares.

“O Turismo precisa ser barateado. Ele precisa estar ao alcance da classe popular. O sonho de todo o brasileiro que trabalha o ano inteiro é viajar. E pra isso ele precisa ter um preço mais acessível. Eu não posso pagar mais caro aqui do que uma viagem para Miami. A cadeia de setores do Turismo precisa se unir para isso acontecer”, ressaltou Luiza.

Os convidados também falaram sobre o atual momento da indústria turística, como Jacqueline Conrado, da United, que reiterou a importância do Brasil para a empresa e enfatizou ainda mais a importância das pessoas, sejam elas clientes, colaboradores ou parceiros da empresa nesse momento de crise, ao relembrar a manutenção dos voos diários entre Brasil e EUA, na rota São Paulo-Houston e na retomada do trecho São Paulo-NYC em agosto.

Tanabe, pelo lado das viagens corporativas, comentou sobre a retomada gradual das viagens corporativas, com crescimento entre 15% e 20% mês a mês e demonstrou otimismo. Toni Sando, por outro lado, comentou que não há retomada no Turismo, mas sim reconstrução. “O passado nos traz lembranças, o futuro expectativas e esperança e o presente é um momento de reconstrução”, afirmou o presidente da Unedestinos.

Chieko, pelo segmento de hotéis, falou sobre as lições apreendidas pela hotelaria no desenvolvimento e compartilhamento dos protocolos de segurança desenvolvidos pela Blue Tree para os empreendimentos que não contam com as mesmas condições que a rede no preparo de tais medidas preventivas. Ana Zambeli, por sua vez falou no resgate dos sabores do Brasil na retomada e na promoção da rica gastronomia e diversidade que as regiões brasileiras apresentam, o que o mundo precisa reconhecer.

Confira abaixo o debate completo e fotos do evento.


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