Marina Marcondes   |   21/11/2017 15:15

Cadastur: número de empresas formalizadas cresce até 35%

De janeiro a outubro deste ano, o MTur registrou mais de 10 mil novos cadastros no sistema que formaliza as pessoas físicas e jurídicas atuantes no setor – o Cadastur. Em janeiro, cerca de 829 cadastros foram realizados, enquanto em outubro esse número chegou a 1.123, reg

Gustavo Messina
Ações da pasta ampliam cadastramento de guias e empreendimentos
Ações da pasta ampliam cadastramento de guias e empreendimentos
De janeiro a outubro deste ano, o Ministério do Turismo (MTur) registrou mais de dez mil novos cadastros no sistema que formaliza as pessoas físicas e jurídicas atuantes no setor – o Cadastur. Em janeiro, cerca de 829 cadastros foram realizados, enquanto em outubro esse número chegou a 1.123, registrando um crescimento de 35%. No mesmo período no ano passado, foram cadastrados quase nove' mil novos empreendimentos e profissionais.

Esse crescimento, segundo o ministério, é resultado de uma série de medidas tomadas pelo MTur, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos turistas. “Nossa intenção é acabar com a informalidade do setor e, com isso, qualificar o atendimento e a experiência dos visitantes”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O ministro anunciou em abril que a fiscalização sobre os serviços iria aumentar. A formalização do setor é uma das metas do Plano Brasil + Turismo, um pacote de medidas criadas para impulsionar o Turismo no País. Em junho, o MTur abriu um edital para seleção de novos fiscais e, em setembro, os servidores começaram a atuar no reforço à fiscalização. Os anúncios impactaram diretamente o cadastramento dos prestadores, que registrou um pico de novos cadastros em agosto deste ano.

Para a coordenadora-geral de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos, Tamara Galvão, o crescimento é resultado de um esforço que vem sendo realizado pelo departamento em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Turismo e que ainda trará bons frutos para o turismo. “Estamos na direção certa. Reforçamos nossa equipe, ampliamos a comunicação com a ponta e vamos criar mecanismos para evitara pirataria em nosso setor”, afirmou.

O próximo passo da Coordenação-Geral de Cadastramento e Fiscalização é a modernização do sistema. A expectativa é que os processos sejam feitos de forma digital, para facilitar e incentivar novos cadastros. Os testes no novo sistema já estão em andamento e a expectativa é lançar no primeiro semestre de 2018.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.