Turismo na Fecomercio SP tem nova presidente
Mariana Aldrigui realizou a sua primeira reunião com membros
O Conselho de Turismo da Fecomercio-SP realizou na última terça-feira (5) sua primeira reunião comandada pela nova presidente, Mariana Aldrigui, que é professora da Universidade de São Paulo (USP) e escreve para o blog Ensinando Turismo, da blogosfera do Portal PANROTAS. O encontro teve a presença de 14 membros, que discutiram formas de propor políticas e parcerias que contribuam para o desenvolvimento do Turismo brasileiro.
Um dos objetivos do grupo é elaborar análises e pesquisas sobre o setor, a médio e longo prazos. De acordo com a federação do comércio, esses dados permitiriam a identificação de oportunidades de desenvolvimento integrado e abordagens tidas como inovadoras para reconhecer as expressões econômica e social da atividade.
“Nosso diferencial deve ser colaborar para a nacionalização e contextualização de indicadores propostos por organizações internacionais, para que auxiliem na tomada de decisão”, explicou Mariana. “É preciso entender o Turismo de forma contemporânea, usando todas as ferramentas que temos disponíveis. Devemos olhar para a sustentabilidade como componente importante para colocar os empreendimentos em outro patamar de relacionamento com a sociedade”, completou o sócio-diretor da consultoria GKS, Cássio Garkalns de Oliveira.
Na pauta, além da apresentação do conselho e de seus membros, foram discutidas propostas de atuação para 2018, e um calendário de projetos que inclui um índice de atividades do Turismo, o projeto Janeiro Verde e novos indicadores. Participaram também nomes como o diretor de Políticas Públicas do Airbnb para a América Latina, Francisco Carvalheira, o coordenador institucional da Braztoa, Dante Campos, e o diretor comercial da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Jorge Pontual.
Um dos objetivos do grupo é elaborar análises e pesquisas sobre o setor, a médio e longo prazos. De acordo com a federação do comércio, esses dados permitiriam a identificação de oportunidades de desenvolvimento integrado e abordagens tidas como inovadoras para reconhecer as expressões econômica e social da atividade.
“Nosso diferencial deve ser colaborar para a nacionalização e contextualização de indicadores propostos por organizações internacionais, para que auxiliem na tomada de decisão”, explicou Mariana. “É preciso entender o Turismo de forma contemporânea, usando todas as ferramentas que temos disponíveis. Devemos olhar para a sustentabilidade como componente importante para colocar os empreendimentos em outro patamar de relacionamento com a sociedade”, completou o sócio-diretor da consultoria GKS, Cássio Garkalns de Oliveira.
Na pauta, além da apresentação do conselho e de seus membros, foram discutidas propostas de atuação para 2018, e um calendário de projetos que inclui um índice de atividades do Turismo, o projeto Janeiro Verde e novos indicadores. Participaram também nomes como o diretor de Políticas Públicas do Airbnb para a América Latina, Francisco Carvalheira, o coordenador institucional da Braztoa, Dante Campos, e o diretor comercial da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Jorge Pontual.