ILTM espera que Brasil diversifique produtos de luxo
Confira análise de Simon Mayle a respeito do desempenho do mercado brasileiro em 2017
CANNES (FRANÇA) - Os Estados Unidos são o maior mercado emissor de turistas no mundo, e o principal para o Brasil fora da América do Sul, mas os norte-americanos definitivamente não embarcarão ao País enquanto o Rio de Janeiro continuar transmitindo uma "imagem tão negativa" ao Exterior. Assim pensa o diretor da ILTM Latin America, Simon Mayle, a respeito do nosso mercado receptivo neste momento, colocando o visitante europeu e asiático no mesmo quadro. O especialista em viagens de luxo lamenta a situação da Cidade Maravilhosa.
Pessimismo no receptivo, otimismo no emissivo. Em 2017 a Europa voltou a carimbar passaportes brasileiros em nível pré-crise e promete um 2018 de recordes quebrados. Aumento significativo em Portugal, Reino Unido, Espanha, França e Itália de um turista muito bem-vindo em seus territórios, já que o brasileiro ranqueia entre os que mais gastam no Exterior.
“Veja o caso da Espanha, por exemplo, que viu alta de 31% no número de brasileiros este ano em comparação com 2016, enquanto o índice de gastos deste mesmo turista foi 36% maior. Em consulta com as companhias aéreas estrangeiras que atuam no Brasil, a ILTM Latin America notou um aumento de 40% de receita vinda de tíquetes premium em 2017”, comemora Simon Mayle em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS durante esta ILTM Cannes 2017. “Os mais consolidados destinos europeus estão acima dos dois dígitos de alta de brasileiros este ano, e eles certamente estão se beneficiando do efeito Donald Trump, já que os Estados Unidos acumulam queda sobre queda em 2017, embora haja um incrível desempenho de destinos luxuosos como Santa Monica e Santa Barbara, na Califórnia.”
COMO MELHORAR?
Já em relação ao inbound, a solução seria tentar turbinar a venda de São Paulo e destinos secundários lá fora, pois, não bastasse o Caribe, o Brasil agora enfrenta a crescente e dura concorrência de expoentes como Peru e Argentina no luxo. “Não me canso de dizer que o Brasil é o destino mais diversificado do mundo, com praticamente tudo o que se pode oferecer do básico ao alto padrão, mas a violência, a crise e os escândalos políticos prejudicam. Então é preferível investir seu tempo nos vizinhos sul-americanos”, admite o “brasileiríssimo” Mayle.
Enquanto o governo não começar a promover categoricamente outros destinos, o Brasil seguirá como ume eterna promessa, na opinião do especialista. “Argumentos para São Paulo não faltam: metrópole cosmopolita, vibrante e hospitaleira e com uma das mais altas gastronomias do mundo, sem contar a estrondosa parada LGBT e outros eventos. Foz do Iguaçu (PR) dispensa comentários, Inhotim (MG) é algo incomparável, não existe um museu a céu aberto tão fabuloso no mundo, embora ainda demande um hotel de ponta. Fernando de Noronha (PE), Jericoacoara (CE), Amazônia...” Do exótico à ecoaventura, escolha o seu produto.
ILTM LATIN AMERICA 2018
Pela primeira vez com essa alcunha, em substituição à Travelweek by ILTM, o evento dirigido por Simon Mayle abusará do networking, algo bem similar ao que acontece com o carro-chefe Cannes, aliás. A ideia é aumentar o engajamento entre os players e desenvolver forte relacionamento, entre outras maneiras, com eventos paralelos. “Entregaremos o melhor da hospitalidade brasileira ao mesmo tempo em que entregamos experiências memoráveis”, garante o britânico.
Agentes e operadores de luxo interessados em Amsterdã, Barcelona e Paris também podem ir ao Pavilhão da Bienal otimistas com novos expositores já que “estamos traduzindo da melhor maneira possível essa nova cena internacional que vem surgindo na hotelaria destes destinos.”
O evento está marcado para 8 a 11 de maio. A nova ILTM North America (substitui a ILTM Americas), que acontece na Riviera Maya, México, será de 24 a 27 de setembro, e a ILTM Cannes, a principal do mundo em sua categoria, acontecerá de 3 a 6 de dezembro de 2018.
O Portal PANROTAS é media partner da ILTM, e viaja com proteção Intermac.