Agenciamento turístico perdeu 1,1 mil vagas esse ano
Somente nos meses de janeiro e fevereiro desse ano, o setor de agenciamento turístico perdeu 1.178 vagas de emprego formais, em comparação com as 686 vagas fechadas no mesmo período do ano passado. Os dados são dos mais recentes Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico Nacional, divulgados
Somente nos meses de janeiro e fevereiro desse ano, o setor de agenciamento turístico perdeu 1.178 vagas de emprego formais, em comparação com as 686 vagas fechadas no mesmo período do ano passado. Os dados são dos mais recentes Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico Nacional, divulgados hoje pelo Ipeturis junto ao Sindetur-SP.
No ano passado, o agenciamento turístico registrou uma perda de 4,5 mil empregos formais, o que representa redução de 6,4% sobre o total de empregos do setor. A maioria das vagas de emprego fechadas foi verificada nas pequenas empresas (2.719), e a maior redução se deu na região Sudeste no País.
No que se refere ao número de empresas no setor, elas totalizavam 22.971 no ano passado, 816 a menos do que no início de 2014, representando uma queda de 3,4%. Dessas, 88,6% são agências de viagens, 4,6% operadoras e as demais prestam outros serviços turísticos. “Notamos que, de 2009 a 2015, o crescimento no número de empresas de agenciamento de viagens no Brasil vinha sendo constante, mas a partir do início do ano passado este quadro passou a se reverter. Este cenário deve permanecer até meados de 2017”, afirma o economista Glauber Santos, responsável pela pesquisa, lembrando que a crise econômica e a alta do dólar contribuíram para esta queda, mas que há um fator a mais responsável pela redução.
“É importante lembrar que o setor de Turismo cai mais do que os outros quando há uma crise, já que as pessoas podem abrir mão de fazer uma viagem de lazer, por exemplo, enquanto não podem abrir mão de outras coisas, como remédios”, ressalta Santos.
VENDAS E PERSPECTIVAS
No que se refere às vendas, o único publico que apresentou um aumento de vendas no ano passado, em relação a 2014, foram as agências de viagens, com um crescimento de 0,2%. No que se refere aos destinos comercializados, foi registrada redução de 19,9% em destinos internacionais e 5,9% em nacionais.
No que se refere às estratégias a serem adotadas nos próximos meses pelos donos das empresas consultadas, a prospecção de novos clientes responde por 72% , seguida por ações de marketing (62%) e comercialização de novos destinos turísticos (40%).
Para o estudo, foram pesquisadas 739 empresas.