Suíça inaugura o maior túnel do mundo
A Suíça inaugurou na última quarta-feira o mais longo túnel ferroviário do mundo. Os 57 quilômetros de extensão do túnel de base de São Gotardo (Gotthard-Basistunnels, em alemão) liga as cidades de Erstfeld e Bodio em percurso sob
A Suíça inaugurou na última quarta-feira o mais longo túnel ferroviário do mundo. Os 57 quilômetros de extensão da base de São Gotardo (Gotthard-Basistunnels, em alemão) liga as cidades de Erstfeld e Bodio em um percurso sob os alpes suíços. Com um custo total de 12 bilhões de euros, foram construídos dois túneis com uma pista cada, ligando a Europa de norte a sul e diminuindo tempo e custos para o transporte de pessoas e cargas.
Os primeiros rascunhos da obra foram criados em 1947. Mais de 40 anos depois, em 1992, o projeto do túnel de São Gotardo foi colocado em pauta em um referendo. A população concordou com a construção (63,6% votaram pelo “sim”) e, em 1995, as obras foram iniciadas. Em 2010, a tuneladora de 410 metros de comprimento chegou ao outro lado da montanha pelo túnel leste, completando o percurso. Nos últimos anos, os operários trabalharam na instalação dos trilhos, equipamentos de segurança e finalização da obra.
Além de ser o túnel mais longo, o São Gotardo também é o mais profundo. Em certos trechos, mais de dois mil metros de rochas separam o trem da superfície. De Erstfeld a Bodio, são realizadas apenas três paradas, nas estações de Amsteg, Sedrun e Faido.
Em pleno uso, o túnel será atravessado diariamente por cerca de 260 trens de carga e outros 65 de passageiro. Uma das grandes vantagens econômicas da inauguração do túnel é o fim do transporte de cargas por rodovias. Além disso, ele também facilitará a vida da população local. Com o “atalho” criado pelo túnel, a viagem entre Zurique e Lugano, por exemplo, irá durar 45 minutos menos. Apesar de inaugurado em junho, o túnel de base de São Gotardo só estará em pleno uso em dezembro de 2016.
Os primeiros rascunhos da obra foram criados em 1947. Mais de 40 anos depois, em 1992, o projeto do túnel de São Gotardo foi colocado em pauta em um referendo. A população concordou com a construção (63,6% votaram pelo “sim”) e, em 1995, as obras foram iniciadas. Em 2010, a tuneladora de 410 metros de comprimento chegou ao outro lado da montanha pelo túnel leste, completando o percurso. Nos últimos anos, os operários trabalharam na instalação dos trilhos, equipamentos de segurança e finalização da obra.
Além de ser o túnel mais longo, o São Gotardo também é o mais profundo. Em certos trechos, mais de dois mil metros de rochas separam o trem da superfície. De Erstfeld a Bodio, são realizadas apenas três paradas, nas estações de Amsteg, Sedrun e Faido.
Em pleno uso, o túnel será atravessado diariamente por cerca de 260 trens de carga e outros 65 de passageiro. Uma das grandes vantagens econômicas da inauguração do túnel é o fim do transporte de cargas por rodovias. Além disso, ele também facilitará a vida da população local. Com o “atalho” criado pelo túnel, a viagem entre Zurique e Lugano, por exemplo, irá durar 45 minutos menos. Apesar de inaugurado em junho, o túnel de base de São Gotardo só estará em pleno uso em dezembro de 2016.