BLTA e Embratur assinam acordo para promover Brasil no Exterior
Objetivo da cooperação será mostrar País como destino de alta qualidade no mercado global
Dirigentes da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) e da Embratur se reuniram em Brasília nesta quarta-feira (14) para firmar uma inédita cooperação na promoção do País como destino competitivo e qualificado no mercado global.
Segundo o presidente da agência, Marcelo Freixo, essa parceria é estratégica para o setor. “Esse acordo vai nos ajudar a gerar desenvolvimento econômico e social em diversas comunidades do nosso País. O Brasil possui uma grande diversidade de atrativos altamente competitivos para este perfil de viajante mais experiente que busca vivenciar experiências autênticas, tem um tíquete médio alto e está preocupado em deixar um impacto positivo de seu consumo nas comunidades que visita", avalia ele.
Além de Freixo, a cerimônia contou com as participações de Roberto Klabin e Simone Scorsato (presidente e CEO da BLTA, respectivamente) e, pela Embratur, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, a gerente de Experiências e Competitividade Internacional, Monica Samia, e o gerente de Mercados e Eventos Internacionais, Bruno Reis.
Quanto à cooperação estabelecida, Simone afirma que, por meio desse trabalho cooperado que se inicia entre as duas instituições, a imagem do País será levada para o Exterior como destino de alta qualidade no mercado global. “A importância dessa parceria reveste-se de importância ainda maior, pois a Embratur, nesse momento, retoma seu trabalho sério de divulgação do País no Exterior como agência de promoção internacional do Brasil, contando com uma equipe técnica extremamente preparada”.
Para Roberto Klabin, a parceria firmada ocorre no sentido de a associação brasileira de hotéis e operadoras de luxo se somar à promoção do País no mercado internacional de forma muito assertiva. “Nesse sentido, nossa postura contempla valorizar, sobretudo, um dos nossos maiores patrimônios: uma natureza exuberante e única encontrada em nossos diferentes ecossistemas que são fortes atrativos junto aos visitantes estrangeiros”, afirma.
O acordo assinado prevê ações conjuntas e compartilhadas no mercado de luxo, como participação em algumas das principais feiras do setor em 2024, como a ILTM Cannes, roadshows e outras iniciativas oportunas dentro de um calendário focado nesse nicho de viajantes que buscam a excelência. “Queremos ampliar não só o número de turistas, mas também a qualidade desses visitantes que viajam para o Brasil”, diz Simone.
A CEO da BLTA enfatizou ainda que o segmento de luxo na indústria do Turismo é conhecido como uma ferramenta estratégica de promoção de destinos consolidados que alavanca outros nichos porque trabalha com excelência e qualidade de serviços e produtos. “Outra característica deste mercado de luxo é que os atributos vão além do dinheiro, pois tem como premissa valorizar a originalidade, a autenticidade, a sustentabilidade e as tradições culturais locais”, finaliza.