Pedro Menezes   |   26/11/2024 08:34
Atualizada em 26/11/2024 10:49

Rodoviário representa economia de mais de 90% sobre tarifas aéreas, diz Abrati

Segundo Abrati, trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro foi o que representou a maior diferença de preço

Divulgação/Abrati
As vantagens também são grandes em outras rotas. Entre o Rio de Janeiro e Vitória (ES), as viagens de ônibus representaram uma economia de 89% em relação ao modal aéreo
As vantagens também são grandes em outras rotas. Entre o Rio de Janeiro e Vitória (ES), as viagens de ônibus representaram uma economia de 89% em relação ao modal aéreo

As tarifas rodoviárias de curtas e médias distâncias representaram uma economia de cerca de 90% em relação a outros modais de transporte no primeiro semestre deste ano, como por exemplo os trechos aéreos operados para os mesmos destinos.

É o que diz o levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), realizado com base em dados de órgãos reguladores. A afirmação é válida a partir de informações relacionadas ao transporte rodoviário e aéreo coletadas através da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A conselheira executiva da Abrati, Letícia Pineschi, apontou que o transporte rodoviário de passageiros não é exatamente um concorrente do transporte aéreo, é complementar. Porém, neste momento de endividamento da população, além de possibilitar maior mobilidade nas rotas citadas, pode oferecer outras vantagens à economia como a geração de milhares empregos diretos e indiretos, que vão desde motoristas, profissionais de tecnologia, colaboradores que atuam nos terminais e manutenção dos veículos.

“De alguma forma, todos dependem dessa grande rede que faz o país se mover. Portanto, o impacto econômico desta atividade é extremamente relevante, com injeção de recursos em diferentes níveis da economia, dos pequenos aos grandes centros urbanos”, finaliza Pineschi.

Resultados analisados

Foram analisados dados entre janeiro e junho, em rotas estratégicas, de curtas e médias distâncias, com tempo de viagem de até 12 horas e seus os preços praticados em passagens vendidas no primeiro semestre.

  • Os resultados da análise da Abrati mostram que o trecho entre São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) foi o que representou a maior diferença de preços. A viagem rodoviária de 426,31 quilômetros, feita em 6h25, representou uma economia de 92% sobre os valores praticados pelas companhias aéreas.
  • As vantagens também são grandes em outras rotas. Entre o Rio de Janeiro e Vitória (ES), as viagens de ônibus representaram uma economia de 89% em relação ao modal aéreo. O trecho de 534 quilômetros é feito em 7h30.
  • Na região Nordeste, o trajeto de 525,87 quilômetros entre Natal (RN) e Fortaleza (CE), normalmente realizado em 8h55, tem uma diferença de 86% em relação ao valor cobrado pelo modal aéreo. Já no Sul, a economia é a mesma. O trecho entre Curitiba (PR) e Caxias do Sul (RS) tem 605,48 quilômetros. Neste caso, o trajeto de ônibus fica 86% mais em conta do que o aéreo.

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