Apagão cibernético custará US$ 500 milhões aos cofres da Delta
Ao todo, a empresa teve que redefinir manualmente cerca de 40 mil servidores para retomar normalidade
O apagão cibernético global que gerou atrasos e cancelamentos de voos, em meados de julho, vai custar US$ 500 milhões aos cofres da Delta Air Lines. Foi o que disse o CEO Ed Bastian, em entrevista à CNBC. O valor inclui não apenas a receita perdida, mas "dezenas de milhões de dólares em indenização e hotéis" durante cinco dias.
Segundo um porta-voz da Delta, milhares de solicitações de reembolsos já foram processadas por conta dos mais de 5 mil voos cancelados. Ao todo, a empresa ainda teve que redefinir manualmente cerca de 40 mil servidores, além de alinhar as escalas de tripulações com as bases da Delta pelos Estados Unidos.
As interrupções e as queixas dos clientes desencadearam uma investigação do Departamento de Transporte dos EUA. Por conta de todo este caos, a Delta irá processar a ClowdStrike e a Microsoft pelos transtornos causados. Tanto é que a companhia já contratou o advogado David Boies para ir em busca destas indenizações.
“Temos que proteger nossos acionistas, clientes e funcionários não apenas do prejuízo causado, mas por conta da marca e pelos danos à nossa reputação”
Ed Bastian, CEO da Delta Air Lines