Volume de passageiros internacionais bate recorde no Brasil
Em maio, rota que mais transportou passageiros para o Brasil foi Santiago-São Paulo
O número de passageiros transportados no mercado internacional cresceu pelo 38º mês seguido no Brasil. Agora em maio, o país registrou recorde de viajantes com destino ao exterior (1,9 milhão de turistas, melhor resultado para o mês desde início da série histórica — iniciada em 2000). O resultado é 18,2% maior na comparação com o mesmo período do ano passado e supera o volume pré-pandemia.
Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e revelam ainda que a rota que mais transportou passageiros para o Brasil foi Santiago-São Paulo. No último mês, mais de 112 mil turistas chegaram ao País a partir deste voo (6% do total transportado). A capital chilena também teve a segunda rota com maior número de viajantes, para o Rio de Janeiro, com cerca de 50 mil turistas. O trecho Bogotá (Colômbia)/Guarulhos fecha o top 3, com mais de 48 mil pessoas transportadas.
Nos últimos meses, o governo anunciou o aumento da malha aérea para o exterior e a retomada de rotas descontinuadas no período da pandemia. Entre os voos anunciados estão o incremento de 95 novas operações semanais de Portugal para o Brasil, com saída e chegada em 11 capitais brasileiras. Uma das novidades é o voo entre Florianópolis e Lisboa, operado pela Tap.
Top 3 rotas que mais transportaram passageiros
- Santiago-São Paulo (112 mil pessoas transportadas)
- Santiago-Rio de Janeiro (cerca de 50 mil pessoas transportadas)
- Bogotá-Colômbia (mais de 48 mil pessoas transportadas)
Brasil-EUA lidera número de passageiros internacionais
Os Estados Unidos, assim como em maio do ano passado, continuaram sendo o país com maior volume de passageiros transportados. No quinto mês deste ano, foram mais de 325 mil passageiros chegando ou partindo para o país, aumento de 10,8% na comparação com igual período de 2023. Argentina e Portugal, com 231 mil e 218 mil, respectivamente, estão no topo de países mais visitados por turistas que estão em solo brasileiro.
O Chile, por sua vez, foi o país que apresentou o maior percentual de crescimento na movimentação de viajantes de e para o Brasil. Com quase 200 mil passageiros, o país cresceu 70% nesse indicador. Em maio de 2023, o movimento alcançou 116 mil.