IA para hotéis, tecnologia nas passagens e mais: os destaques em travel tech desta semana
Da inteligência artificial aplicada na hotelaria até novas ferramentas para facilitar compra de passagens
O universo das travel techs segue em expansão, trazendo inovações que já estão transformando a forma como viajamos, desde o planejamento até o desembarque. Da inteligência artificial aplicada na hotelaria até novas ferramentas para facilitar a compra de passagens, a tecnologia continua a impulsionar a experiência dos viajantes.
Confira os principais destaques da semana e saiba como essas novidades podem impactar o setor.
IA transforma a experiência em hotéis de luxo

A adoção de inteligência artificial (IA) pela indústria hoteleira tem ganhado força. Com assistentes virtuais e sistemas automatizados, redes de hotéis estão aprimorando o atendimento ao cliente e personalizando as experiências de luxo.
A IA também auxilia na otimização de preços e na gestão de reservas, garantindo eficiência operacional.
A projeção do Global Wellness Institute destaca que o mercado de turismo de bem-estar deve atingir US$ 1,3 trilhão em 2025, quase o dobro do valor registrado antes da pandemia, que foi de US$720 bilhões em 2019.
Com a tecnologia como grande aliada, especialistas acreditam que esse crescimento pode ser ainda maior, especialmente com o uso de IA, dispositivos vestíveis e plataformas integradas que facilitam o acesso a experiências voltadas à saúde e ao bem-estar durante as viagens.
Plataforma facilita divisão de passagens aéreas

A companhia aérea Air Europa anunciou uma nova funcionalidade para facilitar o pagamento de passagens aéreas, especialmente para quem viaja em grupo. Em parceria com a startup britânica Hands In, a companhia agora permite que os passageiros dividam o valor da compra entre várias pessoas ou utilizem diferentes cartões de crédito.
A nova função foi integrada ao site da companhia por meio do sistema Group Payments, que gera um link de pagamento e permite que cada viajante contribua com uma parte do valor da reserva.
A Air Europa também estuda expandir as opções de pagamento futuramente, incluindo o PayPal, permitindo que os viajantes combinem essa opção com cartões de crédito e débito para parcelar ou dividir os custos da passagem.
Como a IA e machine learning, Civitatis visa crescer 70% no Brasil

A Civitatis, plataforma global de reservas de tours e atividades turísticas, pretende crescer 70% no Brasil em 2025, impulsionada pelo uso de tecnologia para oferecer experiências personalizadas.
Segundo Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis Brasil, a empresa aposta em inteligência artificial (IA) generativa e machine learning para aprimorar as recomendações aos usuários e otimizar a retenção de clientes, ajustando serviços com base no comportamento e preferências individuais.
“A IA já é amplamente usada para personalizar recomendações de produtos e serviços. O que a gente oferece para o usuário já leva em conta algoritmos bem sofisticados de machine learning e de inteligência artificial. Além disso, a empresa utiliza IA para otimizar a retenção de clientes, analisando o lifetime value de cada usuário para oferecer uma experiência ainda mais ajustada às suas preferências”, disse Oliveira.
Mews levanta US$ 75 milhões para tecnologia de gestão hoteleira

A Mews, empresa holandesa de tecnologia para gestão hoteleira, levantou US$ 75 milhões em uma nova rodada de investimentos liderada pela Tiger Global. Agora, o total arrecadado pela companhia atinge US$ 410 milhões. Fundada em 2012, a Mews desenvolve sistemas de gestão de propriedades (PMS) que otimizam operações como check-in, check-out, gestão de hóspedes e serviços de camareira.
Com uma base de clientes formada majoritariamente por hotéis independentes na Europa, como BWH Hotels, Strawberry e The Social Hub, a Mews busca continuar modernizando a hospitalidade com tecnologias que automatizam tarefas operacionais e aprimoram a experiência dos hóspedes.
A empresa tem como objetivo expandir sua presença nos Estados Unidos, onde já investiu US$50 milhões, além de impulsionar o crescimento por meio de aquisições.
ClickBus leva mobilidade digital a 95% das rotas brasileiras

A digitalização tem impactado também o setor de viagens rodoviárias no Brasil, tornando a compra de passagens mais ágil e conveniente. Empresas como a ClickBus, que emitiu mais de 14 milhões de bilhetes em 2024, simplificaram o processo de aquisição, eliminando burocracias e oferecendo múltiplas formas de pagamento.
O avanço tecnológico também democratizou o acesso às passagens, conectando a ClickBus a mais de 200 empresas e abrangendo 95% das rotas do País.
Com uma experiência omnichannel que inclui aplicativo, desktop e WhatsApp, a empresa moderniza o transporte rodoviário, tornando-o uma alternativa para executivos e viajantes a lazer, mesmo diante do desafio de ampliar a digitalização em um setor onde apenas 35% a 40% das passagens são vendidas online.