Beatrice Teizen   |   28/03/2025 18:01
Atualizada em 28/03/2025 18:19

Alianças estratégicas são chave para transformar o Turismo; veja o debate

Tema foi debate em painel no Turistech Summit, com presença do CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta

PANROTAS / Filip Calixto
José Guilherme Alcorta (PANROTAS), Carlos Jacobina (Novotel Itu) e Ana Barbara Guaranha (Grupo Cataratas)
José Guilherme Alcorta (PANROTAS), Carlos Jacobina (Novotel Itu) e Ana Barbara Guaranha (Grupo Cataratas)

As alianças estratégicas são essenciais para transformar o Turismo. E a cocriação é um ponto chave para enfrentar desafios globais e melhorar a experiência turística. Como redes hoteleiras, parques e outras empresas do setor podem atuar em conjunto para elevar a jornada do viajante e o desempenho da indústria como um todo?

O tema foi debate em painel no Turistech Summit 2025, nesta sexta-feira (28), que contou com o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, como mediador, e a participação da head de Inovação do Grupo Cataratas, Ana Barbara Guaranha, e o gerente geral do Novotel Itu, Carlos Jacobina.

A Accor, por exemplo, tem uma série de parcerias e alianças, principalmente por conta de seu programa de fidelidade, o All. Mas, segundo Jacobina, o caso do Novotel no interior de São Paulo é um pouco diferente em relação ao relacionamento com parceiros, uma vez que é um hotel mais focado em lazer.

“Noventa por cento dos produtos da Accor são corporativos e estão em cidades primárias ou secundárias. O Novotel Itu é um dos poucos de lazer, por isso, nossas parcerias precisam ser locais e nem sempre os acordos feitos globalmente nos impactam. Somos um resort muito nichado, voltado para Mice ou famílias e para esses dois segmentos temos de pensar em alianças estratégicas distintas. Sejam organizadores de eventos, TMCs, formadores de opiniões, influenciadores etc.", conta.

PANROTAS / Filip Calixto
José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, mediou o painel
José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, mediou o painel

Tecnologia em alianças

O CEO da PANROTAS questionou os profissionais sobre a relação com as startups e se existe tecnologia em grandes alianças estratégicas. Ana Barbara deu o exemplo justamente do Turistech Hub – organizador do Turistech Summit – que integra e compartilha aprendizados.

“Hoje trabalhamos com startups para POC (provas de conceito) e contratação de serviço. E um dos nossos desafios é potencializar a experiência do cliente e gerar dados estratégicos para tomar decisões mais assertivas. Tudo isso conseguimos por meio dessas empresas que estão nascendo. Fazemos prospecção ativa de startups, estamos sempre em busca, pois sempre tem problema e oportunidade para explorar ", finaliza a head de Inovação.

A PANROTAS é media partner do Turistech Summit 2025

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados