Disruptar ou ser disruptado? Turistech Summit debate inovação e mudanças tecnológicas
Marco Cesarino, que atuou na co-fundação da Embraer-X, trouxe insights e inspiração para os participantes

Disruptar ou ser disruptado? Acompanhar a evolução da tecnologia não é tarefa fácil e as empresas que quiserem realmente inovar precisam estar a par dos novos recursos que surgem e das mudanças que acontecem em todo o mundo – seja no Turismo ou não.
Para inspirar, trazer insights e apresentar alguns cases, o fundador da Marco-X e que atuou como co-fundador da Embraer-X, liderando a criação da plataforma Beacon e contribuindo na prospecção e parcerias iniciais do carro voador e mobilidade aérea urbana, Marco Cesarino, falou no Turistech Summit 2025 da sua trajetória na empresa da Embraer e como o setor de Turismo pode se espelhar para criar.
“A Embraer já era uma empresa estabelecida, atuando na aviação comercial e executiva, mas que entendeu que precisava olhar os novos negócios, porque o mundo estava mudando, assim como o comportamento das pessoas. Então, criou a Embraer-X para acelerar negócios, com um olhar de criar futuros extraordinários", diz.
Startups x empresas convencionais
Cesarino citou ainda a diferença entre as startups e as empresas convencionais e em como esta primeira chacoalhou o mundo corporativo.
“A startup não sabe ser uma grande corporação. A maior dor é justamente o desafio de crescimento. Por isso, a Embraer-X ajudou a Embraer a ter ambidestria e visão de futuro. Se eu não dedico a pauta de futuro, o futuro nunca vem. Ou vem em forma de disrupção", afirma.
Implicações estratégicas
Marco Cesarino também compartilhou quais as implicações estratégicas para o setor do Turismo. São elas:
- Setores de Turismo, cultura e entretenimento devem investir em narrativas interativas e plataformas XR para se manterem relevantes?
- Destinos físicos precisarão integrar camadas digitais e sensoriais para oferecer experiências “phygital” (físico + digital)?
- Empresas de mobilidade e hospitalidade devem se preparar para uma geração que valoriza mais a experiência vivida do que o destino em si?
- O lazer deixa de ser “pausa do trabalho” para se tornar parte ativa da saúde social e criativa das pessoas?
A PANROTAS é media partner do Turistech Summit 2025