Tecnologia no Turismo: integração entre novos recursos e os de legado é fundamental
Tema foi debatido por especialistas de diferentes segmentos no Turistech Summit 2025

O Turistech Summit 2025 acontece nesta sexta-feira (28) e debate uma série de temas relacionados à tecnologia no Turismo, como hotelaria e transformação digital, aceleração da inovação, oportunidades para startups e empresas do setor e mais.
Entre a programação, um dos painéis, que contou com a participação de especialistas desta área de empresas de diferentes segmentos, discutiu a nova era da tecnologia e como combinar os recursos que estão surgindo com o que já há de legado no mercado.
“Com a quantidade de passageiros que temos, há cinco anos, se não fossem as novas tecnologias, não conseguiríamos acompanhar todos os feedbacks, entender, processar. Hoje, com esses recursos, conseguimos delegar, sumarizar e sintetizar para entregar o que os clientes precisam", conta o líder de Data Sciende e ML da Latam, Marcus Garcia.
O gerente de Inovação e Projetos Estratégicos da BeFly, Alcides Silva, complementou dizendo que a tecnologia na holding mudou muito de um ano para cá, acelerando a esteira de lançamentos de produtos do grupo.
“Apesar de termos nascido com grandes empresas, somos uma companhia recente, com mais de 30 marcas diferentes, então o maior desafio é a integração do ecossistema. Quando olhamos para governança, a tecnologia é fundamental. Hoje, nosso time de desenvolvimento utiliza muito destes recursos para criação de programas piloto, por exemplo. Um lançamento recente foi o Flypilot, na Flytour Business Travel, voltado à experiência no atendimento de viagens corporativas. Com isso, conseguimos pilotar coisas rapidamente e entender na prática com o cliente e a IA tem nos apoiado muito nisso", diz.
Integração é necessária
No setor de Turismo, há muitas tecnologias de legado e é preciso que haja integração. Para o CEO da Receiv, Pedro Bono, é essencial haver, dentro das empresas, uma pessoa que busca inovação no mercado e cria uma interface da demanda da companhia com startups ou inovação.
“Esse profissional, quando faz o trabalho bem feito, quando consegue falar a língua do time de negócios, da companhia como um todo, e criar a ponte com as organizações de tecnologia, os resultados são bem-sucedidos. Ter um time que busca inovação e consegue estabelecer essa conexão muda o jogo", afirma Bono.
A PANROTAS é media partner do Turistech Summit 2025