Beatriz Contelli   |   27/02/2025 15:05
Atualizada em 27/02/2025 15:27

Focada em aperfeiçoar a experiência do viajante, Copastur aposta em IA e personalização

TMC tem investido em aplicativos e soluções que facilitem a jornada do viajante corporativo


Divulgação
João Carlos Fornari, CTO da Copastur
João Carlos Fornari, CTO da Copastur

Recomendações de roteiros, pacotes personalizados, rastreamento de bagagem, check-in digital, atrações com realidade aumentada, assistentes virtuais disponíveis 24/7, reconhecimento facial... A tecnologia está evoluindo em ritmo acelerado, e o setor de Turismo precisa se adaptar para acompanhar essa transformação.

O Especial de Tecnologia da PANROTAS, lançado em outubro passado, apresenta uma ampla gama de recomendações sobre como a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, pode ser uma aliada do Turismo, impulsionando o setor em todas as suas frentes.

Os principais líderes da indústria de Viagens, por exemplo, já destacam que a ferramenta não apenas melhora a eficiência e a produtividade, mas também contribui para o retorno sobre investimentos, aumenta a satisfação dos clientes e otimiza as métricas de desempenho das empresas.

Um dos principais cases apresentados nesta edição da revista é a Copastur, que tem avançado significativamente em seu processo de digitalização nos últimos anos, focado em projetos de IA, análise de dados e ferramentas integradas que centralizam todas as informações essenciais ao viajante.

Em nova entrevista ao Portal PANROTAS, o diretor de Tecnologia da Copastur, João Carlos Fornari, destaca que a inteligência artificial já esteve presente no nosso dia a dia de maneiras inimagináveis e que, aplicada corretamente, pode revolucionar a experiência do viajante.

"O Turismo não pode negar a tecnologia. Precisamos de mais especialistas qualificados e em constante atualização sobre as inovações do setor. E é fundamental lembrar que, seja com atendimento humano ou IA, a empresa deve sempre preservar seus princípios éticos"

João Carlos Fornari, CTO da Copastur

Fornari também destaca como o comportamento dos viajantes mudou nas últimas décadas e como a tecnologia tem papel fundamental nessa evolução.

"As pessoas não compram viagens como há 20 anos. O investimento em tecnologia permite que as agências de viagens conheçam melhor o perfil do viajante e aprimorem os roteiros. Os viajantes querem ser atendidos de maneira exclusiva e isso não se restringe ao segmento de luxo. O consultor de viagens tem a oportunidade de aperfeiçoar seu trabalho, garantindo um atendimento mais assertivo. A inteligência artificial chega para democratizar as experiências, garantindo as melhores ofertas para cada cliente"

Superapp C+

Entre os investimentos recentes da TMC, destaca-se o app C+, criado para facilitar a experiência do viajante corporativo. A plataforma reúne todas as informações da viagem em um só lugar — incluindo horários de voos, reservas de hospedagem, histórico de viagens, solicitações de reembolso, acesso a motoristas de aplicativo e recomendações de locais no destino.

O C+ acompanha a jornada do viajante em tempo real, enquanto ela ainda está acontecendo. O atendimento 24ours, focado em melhorar a experiência do cliente em qualquer horário, garante um atendimento humanizado e com atuação 24h por dia, 7 dias na semana.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados