O que considerar ao adotar uma plataforma de reservas? Netactica responde
Netactica apresenta boas práticas de integrações entre plataformas de reservas de viagens no TTH Day
No Travel Tech Hub Day, evento realizado pela Travel Tech Hub e PANROTAS, Guilherme Ferreira, country manager Brasil da Netactica, apresentou boas práticas de integrações entre plataformas de reservas de viagens.
O guia prático apresentou, primeiramente, o que é a integração. "É a comunicação que conseguimos fazer entre plataformas, que podem ter linguagens diferentes, mas precisam de uma ponte para se comunicar". No caso do Turismo, a integração existe para que se exista um fluxo de compra/reserva de produtos de forma centralizada e unificada, sem necessidade de acessar múltiplas fontes manualmente.
A integração já é usada em diversos serviços do Turismo, como obter tarifas de hotel, fazer um pagamento, enviar um voucher, emitir um boleto aéreo, reservar um carro, realizar um upgrade e de cabine de cruzeiro, comprar tickets, ver fotos do quarto de hotel, receber avaliação e muito mais.
Como escolher uma plataforma de reservas de viagens
As plataformas de reservas de viagens, portanto, se sustentam através da unificação de múltiplas integrações, centralização e padronização de informações e múltiplas formas de distribuição. Neste sentido, o executivo apontou um guia prático na hora de escolher uma plataforma. Confira abaixo:
Diferenciais entre plataformas
Elas mostram se é necessário criar algo do zero ou escolher uma plataforma no mercado - e, principalmente, qual delas escolher. "Pensar qual é o objetivo, para que eu estou adotando uma plataforma. Ela atende ao que eu preciso?".
Ao adotar uma plataforma, leve em conta:
- Integrações disponíveis
- Conteúdo e alcance de integrações
- Motor de regras
- Formas de distribuição
- Suporte
Como navegar?
O que levar em consideração ao escolher uma plataforma ou construir algo do zero? Como acontece o funcionamento da plataforma escolhida? Leve em conta:
- Detalhamento de tarifas
- Custos de conversão
- Formas de pagamento
- Tempos de respostas
- Profundidade
- Distribuição e mercado
Dicas práticas
- Cache: o conceito aplicado a tecnologia, que guarda informações que serão buscadas a todo tempo, pode ser implementado no mercado: Armazenar imagens que possuem poucas mudanças e armazenar tarifas e validá-las antes de reservar.
- Compressão: pegar um arquivo e comprimi-lo para usar menos internet e menos tempo, neste caso, técnicas como GZip ou até de reflexão são importantes - será que preciso reproduzir todas essas informações de novo?
- Equipe: pensar na diferença entre profissional de mercado e profissional do mercado e como eles se completam. Os profissionais do mercado se conhecem, conhecem as plataformas, e podem ser viciados, apesar de conhecer "o caminho das pedras". O profissional de mercado pode ser tecnicamente muito bom mas precisa também conhecer o mercado.
- Contingência: buscar o equilíbrio entre não depender de apenas um, mas também não ter "trocentos" - vale a pena ter disponível um hotel em um destino que é pouco procurado?
Como podemos acertar mais do que errar?
- Buscar informações
- Networking
- Se aprofundar nos detalhes
- Relação humana
Patrocinadores Travel Tech Hub Day
O Travel Tech Hub Day, da comunidade Travel Tech Hub, conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores:
Argo, Conta Simples, Copastur, Iterpec, Krooze, Ligaí, Lemontech, Omnibees, Onfly, Paytrack, Planne, Travel Compositor e ViagensPromo; apoio: Abav-SP | Aviesp, Cubo Itaú, Inovativos e Turistech Hub.