Filip Calixto   |   04/11/2024 12:49

Tecnologia já impulsiona processos internos na ViagensPromo, diz Kido

Operadora é uma das participantes do Travel Tech Hub Day, realizado hoje (4), em São Paulo

PANROTAS / Filip Calixto
Renato Kido explicou a evolução da sua empresa nos último anos e como emprega tecnologia nela
Renato Kido explicou a evolução da sua empresa nos último anos e como emprega tecnologia nela

Participando como ouvinte e patrocinador do Travel Tech Hub Day, Renato Kido, diretor da ViagensPromo, compartilhou sua visão sobre o atual estágio de uso tecnológico no segmento.

Embora reconheça que o setor turístico, de forma geral, ainda está atrasado na adoção de inovações digitais, ele destaca o empenho da operadora que dirige em incorporar soluções tecnológicas internamente, com foco em eficiência e agilidade.

Para Kido, o Turismo, como setor, pouco investe em tecnologias que possam aprimorar operações e otimizar processos. "O Turismo é uma das indústrias que menos investem nessa parte", reflete.

Ele aponta que, mesmo para as operações da ViagensPromo, a falta de sistemas disponíveis no mercado que atendam suas necessidades específicas o levou a formar uma equipe interna de tecnologia.

"Hoje eu tenho uma equipe de tecnologia lá dentro da vice-presidente. Porque eu não encontrei nada no mercado que atendesse a minha demanda"

Diretor da ViagensPromo

Essa equipe foi essencial para criar soluções próprias e desenvolver processos internos capazes de suportar o crescimento da empresa. Segundo Kido, essa abordagem permite que a ViagensPromo ganhe agilidade em operações que, tradicionalmente, demandariam mais tempo e esforço humano.

Foco na eficiência financeira e operacional

A criação de um sistema interno de gestão, voltado especificamente para a ViagensPromo, tem por objetivo otimizar o trabalho do time e reduzir a sobrecarga operacional. Isso foi feito para fazer frente ao desafio de manter a qualidade e a agilidade nos processos, especialmente nas áreas de reservas e financeiro.

"Quando você tem uma demanda muito grande e é muito braçal, meu time acumula, eu preciso aumentar a equipe e isso não é nada saudável pra empresa", relata Kido, que reforça que a tecnologia ajuda a reduzir essa sobrecarga ao tornar o sistema mais eficiente, o que beneficia não apenas os colaboradores, mas também a percepção do cliente, que passa a ver uma empresa mais rápida e ágil.

A área financeira é uma das principais beneficiadas com o uso da tecnologia, afirma o diretor. Com o aumento no volume de vendas, o trabalho no setor financeiro se torna mais complexo e, para Kido, é fundamental que os processos sejam agilizados para acompanhar esse crescimento sem prejudicar a entrega.

"Quanto mais cresce, mais eu demoro na minha entrega. Então isso é um erro meu, é um problema da VP e que eu tenho que consertar"

Renato Kido, diretor da ViagensPromo, sobre agilizar processo para acompanhar o crescimento da empresa

Tecnologia como ferramenta, não como foco

Apesar dos avanços, Kido faz questão de colocar os objetivos em seus devidos lugares. "A minha intenção é ter muito mais tecnologia para que ajude muito mais os meus processos", conclui.

Essa visão pragmática reflete uma tendência crescente no setor de Turismo: a busca por soluções que permitam otimizar operações e melhorar a experiência do cliente sem transformar a essência das empresas.

Para Kido, participar de eventos de tecnologia aplicada ao Turismo, como é o casoj do Travel Tech Hub Day, é uma oportunidade de identificar novidades que possam ser adaptadas ao negócio, contribuindo para o contínuo desenvolvimento de um segmento que, segundo ele, ainda tem muito a evoluir em termos de inovação digital.

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