Embratur leva 5 startups brasileiras ao Web Summit Lisboa 2024
Previsão é que mais de mil investidores e três mil startups participem da feira na capital portuguesa
A Embratur está presente no Web Summit Lisboa, que acontece de 11 a 14 de novembro, e, em parceria com a ApexBrasil e o Sebrae, levará para o estande do Brasil na capital portuguesa cinco startups aceleradas pelo EmbraturLAB para participar da Delegação de Empresas Inovadoras Brasileiras.
Ifriend, Destinos Inteligentes, Glocal Audioguide, Diáspora Black e Etrilhas serão as startups brasileiras oficiais no evento, que começou nesta segunda-feira (11) e segue até quinta (14). Além delas, a também acelerada Fubá Educação Ambiental irá participar da programação do Web Summit Lisboa.
O evento, que tem a expectativa de reunir cerca de 70 mil pessoas nos três dias, proporciona networking entre investidores, trade e representantes do setor de inovação e tecnologia – a previsão é que mais de mil investidores e três mil startups participem da feira. Além disso, o evento representa geração de negócios e internacionalização para essas empresas.
- Uma das startups participantes, a Ifriend é uma plataforma de marketplace que conecta viajantes a guias locais, experiências turísticas e tíquetes para atrativos turísticos;
- Já a Destinos Inteligentes oferece uma solução de gestão turística com análise de dados e guia turístico digital para visitantes;
- A Glocal Audioguide, por sua vez, está expandindo suas operações para Lisboa e apresentará sua solução a novos públicos e potenciais parceiros no setor. A startup produz passeios audioguiados e geolocalizados para que turistas explorem a cidade de forma independente, entendendo a importância histórica e cultural de cada local;
- A Diáspora Black promove o conhecimento de lugares, pessoas, histórias e patrimônios da população negra;
- E a quinta selecionada foi a Etrilhas, que oferece uma integração completa de ferramentas personalizáveis e adaptáveis, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento local para a promoção internacional dos atrativos naturais brasileiros.
“A parceria com a Energy Hub, gestora do Porto Maravalley, nos permitiu articular a participação de outra turistech, a Fubá Educação Ambiental, que vai apresentar o app BoRa Parque Lage, desenvolvido em parceria com o EmbraturLAB, e outros apps BoRas que promovem a educação ambiental em destinos turísticos brasileiros, oferecendo experiências imersivas, inclusivas e sustentáveis”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Transformação digital do Turismo no Brasil
O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, acredita que as startups irão mostrar como o EmbraturLAB, laboratório de inovação da Agência, fortalece o hub de inovação a fim de impulsionar a transformação digital do Turismo no Brasil.
“Neste ano, iremos, juntamente com a Apex, levar cinco startups que participaram dos editais de acelerações e provas de conceitos em diferentes projetos durante o primeiro ano de existência do EmbraturLAB. A Embratur vai mostrar essas experiências que impactam, com tecnologia, inovação, sustentabilidade, cultura e dados, o Turismo e os destinos turísticos brasileiros, atraindo ainda mais o turista internacional. É fundamental que o setor de tecnologia olhe para o Turismo como potencial de bons negócios. Novas soluções são importantes para dinamizar ainda mais o setor”, pontuou Gevaerd.
As startups irão participar de vários eventos no Web Summit Lisboa, como competição de pitch ao vivo, showcases, reuniões de aconselhamento e orientação para os fundadores das empresas, startup masterclass e reuniões com investidores internacionais.
Além do diretor Roberto Gevaerd, representam a Embratur na feira de tecnologia o gerente de Inovação, Edivaldo Reis, a coordenadora de Inovação do EmbraturLAB, Renata Gobert, e a representante do Escritório Internacional da Embratur em Lisboa, Larissa Ushizima.