Filip Calixto   |   22/04/2025 18:02

Maragogi (AL) recebe plantio de mais de 500 mudas de corais com apoio da Embratur

Ação é realizada pela startup Biofábrica de Corais e consiste no plantio de mais de 500 mudas

Divulgação/Filipe Cadena
Técnica regenerativa implanta fragmentos de corais em berços feitos com materiais biodegradáveis
Técnica regenerativa implanta fragmentos de corais em berços feitos com materiais biodegradáveis

O município de Maragogi (AL) recebeu, no último mês, o plantio de mais de 500 mudas de corais. A iniciativa visa à regeneração da biodiversidade marinha local e à promoção do Turismo regenerativo internacional. A ação é realizada pela startup Biofábrica de Corais, em parceria com a prefeitura local e com o apoio da Embratur.

A Biofábrica de Corais atua no cultivo e manejo de corais, utilizando fragmentos implantados em estruturas biodegradáveis produzidas por impressoras 3D. O método é adaptado a diferentes espécies e foi reconhecido pela Unesco/ONU. Além de Alagoas, a tecnologia também é aplicada em Pernambuco, com expectativa de expansão para outros destinos turísticos do país.

Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a ação tem o propósito de integrar recuperação ambiental e desenvolvimento econômico, com foco na atração de turistas internacionais.

O prefeito de Maragogi, Daniel Vasconcelos, afirmou que o projeto está alinhado aos planos de desenvolvimento sustentável do município, buscando consolidar a cidade como referência em turismo regenerativo.

Corais são considerados ecossistemas essenciais para o ambiente marinho. Aproximadamente um quarto das espécies marinhas depende dessas estruturas para abrigo, alimentação ou reprodução.

De acordo com Rudã Fernandes, engenheiro de pesca e CEO da Biofábrica de Corais, o processo de regeneração pode levar até um ano, variando conforme a espécie cultivada. A previsão é que, com as atuais condições de temperatura, os primeiros sinais de regeneração sejam observados em três meses.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados