Beatriz Contelli   |   16/04/2025 14:07

Embratur firma acordo para fortalecer Turismo internacional no Sul e Centro-Oeste

Memorando prevê ações integradas para atrair voos e ampliar visibilidade do território no exterior


Ricardo Valarini/Embratur
Iniciativa contempla os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul
Iniciativa contempla os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul

A Embratur e o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) assinaram, na última terça-feira (15), durante a WTM Latin America, em São Paulo, um Memorando de Entendimento que pretende marcar um novo capítulo na promoção internacional do Turismo brasileiro.

A iniciativa contempla os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, em uma ação para posicionar o Codesul como destino competitivo e integrado no cenário global.

A parceria entre a Embratur e os quatro Estados prevê ações conjuntas para o fortalecimento da imagem do território no exterior, incluindo a criação de uma identidade turística regional e estratégias de promoção direcionadas.

“O Codesul reúne experiências complementares, grande diversidade cultural e uma geografia privilegiada. Essa união de forças é fundamental para promover o território como um destino turístico completo e integrado”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Segundo ele, a iniciativa também amplia a competitividade do Brasil ao diversificar a oferta turística e atrair novos públicos.

Diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e coordenador do grupo de Turismo do Codesul Bruno Wendling evidencia que “para o Codesul é primordial essa parceria, esse apoio da Embratur nas ações de fortalecimento da promoção deste território no mercado internacional, do posicionamento, para a atração de novos voos que façam a conexão desses estados. Essa aproximação do Codesul com a Embratur vai fortalecer as ações desse território especialmente na questão do posicionamento e na promoção”, ressalta.

Acordo

Entre os pontos de cooperação estabelecidos no Memorando, está o apoio da Embratur às negociações dos Estados com companhias aéreas, com foco na ampliação da malha aérea internacional da região. A proposta é melhorar o acesso aos destinos do Codesul, facilitando a chegada de turistas estrangeiros.

Atualmente, os Estados do Codesul somam 96 voos internacionais semanais, conectando a região a mercados como Portugal, Argentina e Chile. Com o novo acordo, a expectativa é ampliar essas conexões e facilitar o fluxo de visitantes estrangeiros.

Outro destaque do acordo é o compromisso das partes em criar uma marca territorial que representa a identidade turística da região, respeitando as singularidades de cada estado e promovendo os destinos de forma coordenada. O objetivo é posicionar o Codesul no imaginário internacional como um território de experiências autênticas, diversas e sustentáveis.

A assinatura do Memorando é o primeiro passo de uma cooperação mais ampla, que será formalizada posteriormente por meio de um protocolo de intenções entre a Embratur e os governadores dos quatro Estados. “Estamos construindo um caminho conjunto para valorizar o turismo como vetor de desenvolvimento regional, geração de renda e valorização dos saberes e culturas locais”, completou Freixo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados