Karina Cedeño   |   05/12/2024 14:05

Práticas de ESG geram impactos financeiros positivos; veja quais

Tema foi destaque do Abav Meeting SP, que acontece no hotel Meliá Paulista (SP), nesta quinta-feira (5)


PANROTAS / Emerson Souza
 Luis Mordenti, do Sabre, Patricia Thomas, da Omnibees, e Débora Silva, do Bradesco Cartões Corporate
Luis Mordenti, do Sabre, Patricia Thomas, da Omnibees, e Débora Silva, do Bradesco Cartões Corporate

Seu negócio e sustentável? Essa pergunta foi feita em painel realizado no segundo dia do Abav MeetingSP, que acontece no hotel Meliá Paulista (SP). Com a participação da diretora de Vendas Corporativas da Omnibees, Patricia Thomas, da gerente de Produtos do Bradesco Cartões Corporate, Débora Silva, e do diretor do Sabre, Luis Mordenti, o debate destacou ações que as agências de viagens podem fazer para reduzir seu impacto ambiental e ter mais resultado em seus negócios.

Os especialistas destacaram os impactos financeiros positivos das práticas ESG nos negócios, sendo eles:

  • 15% de redução de custos – Controles eficientes e melhor gestão de fornecedores podem gerar economias expressivas;
  • 30% de aumento das vendas – Os clientes estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços sustentáveis;
  • 15% a mais de valorização da marca – Uma reputação ESG fortalecida eleva o valor da empresa no mercado.


Débora Silva citou benefícios das práticas ESG que podem impactar os negócios, sendo eles:

  • Lealdade – É preciso lembrar que as novas gerações querem empresas com práticas ESG e aceitam pagar um pouco mais para isso. Portanto, ter essas práticas na sua empresa gera valor e o cliente lembrará dela quando precisar viajar;
  • Visibilidade – Isso está relacionado ao fortalecimento da marca, da mídia positiva que o cliente pode fazer, por si só, sobre a empresa;
  • Atração de talentos – Hoje os funcionários buscam empresas com as quais se identifiquem. O simples fato de uma empresa ainda usar copo de plástico pode ser o suficiente para que esse candidato busque outra companhia para trabalhar.


"Hoje há muito a questão do propósito. As pessoas das novas gerações buscam emprego pelo propósito e não pelo salário e as empresas precisam se dar conta disso e mudar o mindset", destacou Patricia. "Vale lembrar que o ESG não é só para empresas grandes, mas de todos os perfis e tamanhos".

Luis Mordenti contou que visitou uma agência de viagens que tem, na entrada, um ponto de coleta de tampinhas de garrafa e lacres de lata. "Só de entrar na agência já deu para perceber que ali havia um engajamento com o meio ambiente e isso é um cartão de visitas, você se sente diferente entrando em um lugar em que há responsabilidade ambiental e social".

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