Beatriz Contelli   |   18/11/2024 12:39

EmbraturLAB seleciona 10 destinos com as melhores práticas ambientais

Finalistas vão apresentar viabilidade de suas propostas para o Turismo internacional no próximo dia 26


Embratur/Sebrae
A Belotur (BH-MG) foi uma das selecionadas para o Pitch Day
A Belotur (BH-MG) foi uma das selecionadas para o Pitch Day

O EmbraturLAB escolheu 10 experiências participantes do Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros para participar do Pitch Day, que vai acontecer de maneira virtual, no próximo dia 26 de novembro.

A seleção pretende valorizar e incentivar as iniciativas sustentáveis mais bem sucedidas para serem replicadas no setor turístico e incorporadas na promoção internacional do Brasil. Os três vencedores, a serem anunciados no dia 4 de dezembro, terão como prêmios destaque na promoção internacional através da Embratur.

Das 47 candidaturas e 201 experiências cadastradas, as 10 escolhidas são:

  • Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur (MG);
  • Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo (PR);
  • Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (AL);
  • Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (PR);
  • Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (RN);
  • Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (MS);
  • Secretaria de Turismo de São Sebastião (SP);
  • Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SP);
  • Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro (RJ);
  • Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (MA).

No dia 26, as candidatas irão mostrar a viabilidade de suas propostas com foco em sustentabilidade nas cidades turísticas brasileiras à Coordenação ESG da Embratur e aos especialistas convidados: Marina Figueiredo (Braztoa), Marianne Costa (Instituto Vivejar), Ana Duek (Viajar Verde) e João Bernardo Casalli (Nativa).

Segundo o assessor de ESG da Embratur, Paulo Albuquerque, os destinos terão que mostrar, em cinco minutos, o quanto estão preparados para receber visitantes de outros países.

“No Pitch Day, os destinos terão que mostrar que realmente estão preparados para receber os turistas internacionais, ou seja, se as experiências estão disponíveis em outros idiomas, se já recebem ou não turistas internacionais, como está a conectividade desses destinos brasileiros com os nossos mercados prioritários”, explicou ele.

Divulgação/Embratur Sebrae
O Turismo de Curitiba também está entre os selecionados
O Turismo de Curitiba também está entre os selecionados

“Além disso, também irão revelar como a secretaria de Turismo chegou a esse relato, se o seu processo de governança está bem estabelecido e qual a proximidade das secretarias com as empresas ou organizações responsáveis pela realização dessas experiências. Cada destino terá cinco minutos para relatar essas experiências e outros cinco para responder às perguntas e respostas da banca”, complementou Albuquerque.

O concurso avalia as seguintes categorias

1. Ambiental (E): Mudanças Climáticas; Poluição; Biodiversidade e Recursos Naturais;

2. Social (S): Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Saúde e Segurança e Impacto Comunitário

3. Governança (G): Estrutura Corporativa; Gerenciamento de Riscos; Adesão ao Pacto Global da ONU e/ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações e/ou premiações.

O primeiro lugar do concurso receberá consultoria da Embratur para desenvolver uma estratégia ESG e criar um Comitê ESG, fortalecendo a governança regional. Também terá direito a uma campanha de marketing em 2025, alinhada à estratégia de mercado da Agência, ampliando a visibilidade do destino, e a participação como destaque em um episódio do minidocumentário ‘Turismo Transforma’, promovendo suas iniciativas.

Como benefícios empresariais, todos os vencedores participarão da jornada de promoção da Embratur, aumentando a exposição das suas experiências turísticas, além de participarem como destaque no capítulo de Sustentabilidade das redes da Embratur (incluindo posts em plataformas como LinkedIn e Instagram).

Os vencedores também terão vídeos documentários produzidos sobre as jornadas ESG dos empreendimentos vencedores, aumentando a credibilidade e alcance, e possibilidade de serem escolhidos para implementar provas de conceito de startups do EmbraturLAB, testando inovações sustentáveis.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados