Hotelaria de luxo discute ESG em encontro da BLTA em Itacaré (BA)
Entidade pretende apresentar destinos sustentáveis e ações em prol das comunidades
A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) está promovendo, de 7 a 10 de abril, a segunda edição do Encontro ESG BLTA com seus hoteleiros associados. O propósito do encontro deste ano é encontrar caminhos e convergências para cocriar destinos de futuro, indo além do simples conceito de sustentabilidade na hospitalidade.
Reunindo boa parte de seus associados e alguns convidados, o objetivo do evento é também pautar o crescimento qualitativo da entidade, atraindo mais empresas (hotéis e DMCs) com o mesmo propósito, gerando um impacto positivo coletivo, consistente e inspirador no Turismo brasileiro.
"Queremos tornar as empresas da BLTA melhores para o mundo. Os caminhos possíveis são múltiplos, mas é necessário que o destino final seja o mesmo para todos, com valores comunitários e destinos mais sustentáveis, rumo a um futuro mais regenerativo",
Simone Scorsato, CEO da BLTA
O evento acontece majoritariamente no Barracuda Hotel & Villas, em Itacaré, na Bahia, e reúne diversos executivos e hoteleiros, como
- Terrence e Marcella Reiser, do Felissimo
- Guto Costa Filho e Fabi Cariacti, do Anavilhanas
- Fábia Raquel Ferreira, da Fazenda Sta Vitória
- Luciano Caribé, do Pedras do Patacho
- Isabel Soares, do Hotel Unique
- Camilla Barretto, Neila Farias e Juliana Ghiotto, do Barracuda
- Licio Turner e Paulo Silva, do Txai
- Silmara Ambrósio, do Rancho do Peixe
- e Pedro Treacher, da Ocanto (e também vice presidente de sustentabilidade da BLTA).
O encontro promove palestras, dinâmicas e mesas redondas, além de estudos de casos de sucesso em sistema B entre os associados. Também estão sendo apresentados os trabalhos de referências do setor em ESG, como Embratur, Green Key, Bandeira Azul, Raízes e Nativa.
Os participantes discutem até quarta-feira como o compromisso em mensurar, monitorar e sistematizar o dia-a-dia impacta a rotina operacional de suas propriedades. E também terão a oportunidade de conhecer de perto o Programa Amigos do Txai e o TXAITARUGA, assim como os projetos do Instituto Yande Itacaré.
A meta é, ao final do evento, definir os princípios norteadores para Negócios e Destinos de Futuro da BLTA, estabelecer relação de práticas mínimas para efetivação dos associados atuais e futuros, e elaborar o primeiro draft da nova Agenda de Futuro BLTA.
Por Mari Campos, especial para o Portal PANROTAS, a convite da BLTA.