Maioria dos brasileiros prefere centralizar dinheiro em uma única conta internacional
Pesquisa destaca a segurança como fator mais relevante na escolha de um meio de pagamento para o exterior

Os brasileiros estão cada vez mais inseridos no cenário de transações internacionais. Quando se trata de viagens internacionais, 64% preferem concentrar seu dinheiro em uma única conta, segundo o estudo “Unlocking the future: Banking on cross-border payment habits”, da Visa. A pesquisa entrevistou 600 brasileiros para entender seus hábitos de consumo e os métodos de pagamento mais utilizados em transações internacionais.
O levantamento identificou que a maioria dos brasileiros utiliza o mesmo meio de pagamento tanto para pagar as reservas quanto para despesas no destino, priorizando cartões que oferecem conversão instantânea de moeda e proteção contra fraudes.
O estudo, encomendado pela Visa Direct, aponta que o crescimento das transações internacionais entre brasileiros está impulsionado principalmente por três categorias: viagens, envio de remessas e e-commerce.
O comércio eletrônico internacional tem sido amplamente adotado pelos brasileiros: 82% afirmam ter feito compras em sites estrangeiros no último ano. Esse comportamento reflete um perfil de consumo globalizado, com busca por produtos e serviços de fora do país.
As remessas internacionais também desempenham um papel fundamental na economia de muitas famílias. Segundo o estudo, quatro em cada dez brasileiros enviaram ou receberam dinheiro do exterior nos últimos 12 meses, utilizando, na maioria das vezes, transferências bancárias ou eletrônicas.
Critérios na escolha do meio de pagamento no exterior
A preocupação com fraudes influencia diretamente a adoção de novos produtos financeiros para a estadia. Segundo a Visa, três em cada quatro consumidores brasileiros já deixaram de usar um serviço de pagamento internacional devido ao risco de fraude. Além disso, 82% dos brasileiros esperam que bancos e fintechs contem com medidas de segurança robustas em seus serviços.
Segundo o vice-presidente de Novos Negócios da Visa do Brasil, Eduardo Abreu, a segurança não é um diferencial, e sim uma exigência fundamental para conquistar e manter a confiança do consumidor.
O estudo revelou que 75% dos brasileiros estão procurando por mais escolhas quando se trata de transações internacionais. No que diz respeito à escolha do meio de pagamento internacional, os cinco fatores mais importantes para os brasileiros na escolha de um meio de pagamento internacional são: segurança, taxas, credibilidade, confiança e por fim, facilidade de uso. A valorização deste último critério supera aspectos como velocidade e até mesmo anonimidade, priorizados por outros países.
Confira o estudo completo da Visa Direct neste link.