Filip Calixto   |   31/03/2025 10:29

Embratur e Visa vão aprofundar conhecimento sobre Turismo internacional

Acordo permitirá análise detalhada de transações e perfil dos viajantes estrangeiros

PANROTAS / Pedro Menezes
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

A Visa a Embratur anunciam uma parceria estratégica para aprimorar a compreensão do Turismo internacional no Brasil. Por meio da Visa Consulting & Analytics (VCA) e da Visa Marketing Services, a iniciativa contempla três entregas: uma pesquisa de mercado, uma análise transacional de cinco datas sazonais e o acesso à tecnologia Visa Destination Insights.

A parceria busca consolidar e ampliar a base de informações sobre comportamento dos visitantes estrangeiros no País, permitindo que a Embratur e outros órgãos de Turismo desenvolvam políticas públicas mais eficazes, incentivem campanhas promocionais e utilizem tecnologia e inovação para fortalecer o Turismo internacional no Brasil. Os dados coletados também servirão de base para a tomada de decisões do setor privado, potencializando o turismo receptivo.

  • A primeira entrega, a Pesquisa Viajantes Estrangeiros, prevê a coleta de dados de turistas de diferentes nacionalidades, analisando uma amostra de 4 mil casos. O estudo vai explorar a caracterização dos viajantes, seus hábitos de consumo, motivos de visita, meios de transporte e hospedagem, destinos mais frequentados, avaliação da infraestrutura turística e nível de satisfação. Além disso, serão levantados dados socioeconômicos e padrões de gasto e permanência dos turistas.
  • Já a análise transacional da consultoria da Visa identificará padrões de consumo, sazonalidades, preferências e tendências de mercado. Baseada em transações realizadas com credenciais Visa em diversas regiões do Brasil por portadores de outros países, será possível mapear variações no comportamento dos turistas internacionais ao longo de cinco datas sazonais, estratégicas para o calendário do turismo.
  • Por fim, a evolução da parceria possibilitará que a Embratur possa utilizar o Visa Destination Insights, uma plataforma com ferramentas avançadas para analisar os dados de Turismo internacional de forma independente. Com atualizações mensais, a autonomia da solução possibilitará a realização de estudos customizados, fornecendo inteligência estratégica para embasar decisões no setor e aprimorar a formulação de políticas públicas.

"Essa parceria com a Visa é estratégica, pois vai nos permitir conhecer melhor os diferentes perfis de consumo dos turistas internacionais que visitam o Brasil. As informações que passaremos a ter acesso vão nos revelar tendências e preferências, e vão nos servir de farol para os investimentos em promoção internacional dos nossos destinos turísticos no exterior, para atrair novos turistas. Ganhamos em precisão, oferecendo a cada diferente perfil de turista as experiências que outros visitantes com similar padrão de consumo provaram e aprovaram"

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Segundo Vanessa Antunes, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa, a parceria traz uma abordagem inovadora para a análise do Turismo receptivo.

“A combinação da expertise da global da Visa em pagamentos e soluções baseadas em dados com o conhecimento estratégico da Embratur permitirá um entendimento mais profundo do Turismo internacional no Brasil, tanto de forma quantitativa quanto qualitativa", diz Vanessa. "Nossa parceria viabilizará o monitoramento ágil das dinâmicas do mercado para aumentar a competitividade do destino Brasil no cenário global”, completa.

Com essa iniciativa, a Visa e a Embratur reforçam o compromisso com o desenvolvimento do turismo, trazendo inovação e inteligência de dados para a formulação de estratégias que impulsionam o setor e fortalecem a economia brasileira.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados