Karina Cedeño   |   03/02/2025 17:04
Atualizada em 03/02/2025 17:51

Reservas globais de viagens devem chegar a US$ 1,7 trilhão em 2025

Estudo da Phocuswright mostra que reservas on-line avançarão mais rapidamente do que as off-line em 2025


Briana Tozour/Unsplash
À medida que a indústria avança, é essencial que as partes interessadas continuem a melhorar as suas ofertas on-line para satisfazer as crescentes exigências de conveniência e eficiência digital
À medida que a indústria avança, é essencial que as partes interessadas continuem a melhorar as suas ofertas on-line para satisfazer as crescentes exigências de conveniência e eficiência digital

As reservas globais de viagens devem passar de US$ 1,6 trilhão, em 2024, para incríveis US$ 1,72 trilhão em 2025, de acordo com novo estudo divulgado pela Phocuswright. O levantamento Travel Forward: Data, Insights and Trends for 2025 revelou uma série de insights que justificam este valor.

Entre os highlights do estudo, destacamos o potencial da América Latina, região que gerou US$ 35 bilhões em reservas por meio de canais on-line em 2024, enquanto o valor de reservas off-line chegou a US$ 36 bilhões.

Principais insights do estudo

  • As reservas brutas on-line podem atingir US$ 1 bilhão de dólares em 2024 e subir para US$ 1,2 bilhão em 2026. Nessa altura, quase 65% das reservas brutas de viagens globais serão feitas on-line;
  • Prevê-se que o crescimento das receitas das companhias aéreas diminua para 10% em 2024. Com o aumento da capacidade e o declínio das tarifas, espera-se uma queda para um crescimento de um dígito nos anos seguintes;
  • As reservas brutas on-line globais para hotéis devem representar 55% do mercado em 2024 e aumentar para 58% até 2026;
  • À medida que a indústria avança, é essencial que as partes interessadas continuem a melhorar as suas ofertas on-line para satisfazer as crescentes exigências de conveniência e eficiência digital;
  • A América do Norte continua sendo o maior contribuinte para as reservas brutas entre as regiões, crescendo de 543,8 mil milhões de dólares em 2024 para 568,5 mil milhões de dólares em 2025.
  • Phocuswright projeta que o mercado global de viagens continuará a crescer até 2026, com ganhos anuais variando entre 6% e 9%. As reservas on-line avançarão mais rapidamente, com ganhos anuais de 8 a 12%.

Reservas por regiões e tipos de canais:


Reprodução
Reservas por canais e regiões
Reservas por canais e regiões

No gráfico acima podemos ver que:

  • Em 2024, as reservas on-line foram mais expressivas do que as reservas off-line na maioria das regiões, especialmente na América do Norte e na região Ásia-Pacífico.
  • A América do Norte gerou US$ 342 bilhões em reservas por meio de canais on-line em 2024. Comparando com as reservas off-line, vemos um valor de US$ 202 bilhões. Isso indica que, embora significativo, o volume de reservas offline é menor do que o on-line na América do Norte;

  • A Europa também apresenta um volume significativo de reservas, com um equilíbrio maior entre on-line e off-line em comparação com a América do Norte.

  • Já a América Latina gerou US$ 35 bilhões em reservas por meio de canais on-line em 2024. Já o valor de reservas off-line no período foi de US$ 36 bilhões.
Reprodução
Reservas por canal de vendas
Reservas por canal de vendas

A tabela acima nos permite observar que:

  • Em 2019, o volume total de reservas era de US$ 729 bilhões. Desse total, US$ 428.2 bilhões eram reservas Supplier-Direct Online, US$ 279 bilhões eram reservas via OTA e US$ 279 bilhões eram reservas offline. A representatividade do on-line era de 59%;
  • Em 2024, o volume total de reservas foi de US$ 610.5 bilhões. Desse total, US$ 382.5 bilhões são reservas Supplier-Direct Online, US$ 620.1 bilhões são reservas OTA e US$ 382.5 bilhões são reservas Offline. A penetração online é de 62%;
  • Houve um aumento do volume total de reservas de 2019 para 2024;
  • As reservas on-line, tanto Supplier-Direct quanto de OTAs, cresceram ao longo dos anos, enquanto as reservas offline diminuíram;
  • A representatividade on-line aumentou de 59% em 2019 para 62% em 2024, indicando uma preferência crescente por canais digitais

Considerações Adicionais:

  • A pandemia de covid-19 afetou drasticamente a indústria de viagens em 2020 e 2021, resultando em uma queda no volume total de reservas;
  • A recuperação do setor de viagens pode ser observada a partir de 2022, com um retorno ao crescimento. A tabela mostra uma tendência clara de crescimento das reservas on-line, com as OTAs se destacando como um canal importante;

Consumidores querem cada vez mais serviços de viagens on-line

Shutterstock
2024 marcou um ano de sólido crescimento global no setor de viagens, com forte desempenho na região Ásia-Pacífico e ganhos constantes na América do Norte e na Europa
2024 marcou um ano de sólido crescimento global no setor de viagens, com forte desempenho na região Ásia-Pacífico e ganhos constantes na América do Norte e na Europa
  • O aumento consistente nas reservas em todas as áreas destaca preferência crescente dos consumidores por serviços de viagens on-line. Esta tendência reflete uma mudança contínua em direção às plataformas digitais, incentivando os fornecedores de viagens a melhorar as suas experiências de reservas digitais para se manterem competitivos;
  • 2024 marcou um ano de sólido crescimento global no setor de viagens, com forte desempenho na região Ásia-Pacífico e ganhos constantes na América do Norte e na Europa. O Médio Oriente e a América Latina continuam a emergir como mercados significativos, embora muito menores do que as três potências regionais;
  • Globalmente, em 2024, mais de três em cada quatro dólares gastos on-line em compras de passagens aéreas foram transacionados diretamente no site ou aplicativo de uma companhia aérea;
  • O setor da aviação comemorou um marco, pois a capacidade global das companhias aéreas excedeu os níveis pré-pandemia no 2T24;
  • Sendo o segundo maior segmento de viagens a nível mundial, as reservas brutas de hotéis ultrapassaram os US$ 570 bilhões de dólares em 2024, com a América do Norte representando 38% do mercado;
  • As OTAs dominam os canais online e capturaram mais de um terço de todas as reservas de hotéis;
  • Embora a Ásia-Pacífico (35,5 bilhões de dólares) e a América Latina (16,5 bilhões de dólares) estejam atualmente atrás da América do Norte e da Europa, representam oportunidades de crescimento significativas. O aumento da adoção digital nestas regiões, juntamente com o aumento da procura de viagens e a melhoria das infraestruturas, poderá impulsionar uma maior percentagem de reservas de aluguer de curta duração em 2025.

Para acessar o estudo completo, clique aqui.

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