Quais as redes sociais mais usadas para planejar viagens? Confira pesquisa inédita
Dados divulgados pela Phocuswright mostram passo a passo do planejamento dos viajantes
O impacto das mídias sociais nas viagens foi o tema de uma das duas pesquisas divulgadas pela Phocuswright durante a Phocuswright Conference, realizada em novembro, em Phoenix, no Arizona. A apresentação foi feita pela gerente de Pesquisas e Projetos Especiais, Madeline List.
A média de uso das redes sociais para Viagens é de 57%, com mais adesão entre os com idade de 18 a 34 anos (75%) e menos adesão entre os maiores de 55 anos (apenas 35%). Os entre 35 e 54 anos ficam com 63% de adesão.
E que plataformas esses usuários mais acessam para planejar suas viagens? A força resistente do Facebook, a liderança do Instagram e a relevância do YouTube são destaques.
Quem mais usa as redes sociais para planejar viagens são os viajantes entre 18 e 34 anos, em viagens internacionais com crianças e com mais de três viagens nos últimos seis meses. Ou seja, um viajante super frequente. 62% deles afirmam que fizeram uma compra ou visita por causa de algo que viram nas redes sociais.
Veja abaixo as plataformas usadas:
Para a seleção dos destinos:
- Facebook 41%
- Instagram 41%
- YouTube: 37%
- TikTok: 24%
- X: 17%
- Snapchat: 14%
Transporte para o destino:
- Facebook: 31%
- Instagram: 29%
- YouTube: 24%
- X: 16%
- TikTok: 16%
- Snapchat: 10%
Transporte dentro do destino:
- Facebook: 29%
- Instagram: 27%
- YouTube: 27%
- TikTok: 17%
- X: 16%
- Snapchat: 11%
Hospedagem
- Facebook: 27%
- Instagram: 25%
- YouTube: 25%
- X: 16%
- TikTok: 15%
- Snapchat: 11%
Tours e atividades no destino
- Facebook: 34%
- Instagram: 34%
- YouTube: 31%
- TikTok: 23%
- X: 17%
- Snapchat: 12%
Entre os 62% que converteram suas consultas nas redes sociais em compras ou visitas a atrações, a maior parte das decisões foram em relação a:
- Alimentos e bebidas: 62%
- Cruzeiros: 49%
- Hospedagem: 42%
- Atrações e locais para visita: 41%
- Destinos a serem visitados: 41%
- Tours e atividades: 37%
- Compras: 37%
- Transporte: 34%
Tipos de contas nas redes sociais que mais levaram às conversões:
- Influenciadores/Criadores/Bloggers/Vloggers: 72%
- OTAs: 67%
- Amigos e familiares: 64%
- Sites com review de viagens: 58%
- Marcas hoteleiras: 57%
- Restaurantes, bares e lojas nos destinos: 56%
Para 30% dos pesquisados, a experiência “vendida” nas redes sociais comparada com a experiência real é extremamente precisa. Para 37% é precisa e para 26% um pouco precisa. Apenas 3% dizem que o apresentado nas redes sociais nada tem a ver com a experiência real. Quanto mais cara a experiência, mais precisa a exposição nas redes sociais (76% para viagens de mais de US$ 2 mil).
Sobre o conteúdo encontrado nas redes sociais, 57% disseram que ele reflete seus gostos em viagens e 48% são compatíveis com o orçamento disponível. A média de gastos por viagem foi de US$ 1.278 para os viajantes em geral; ficando em US$ 1.198 para os entre 18 e 34 anos, US$ 1.217 entre 35 e 54 anos, e US$ 1.534 para os maiores de 55 anos.
Dicas baseadas nos dados:
- Credibilidade e comunidade precedem a venda
- Conheça seus objetivos: forçar uma marca x decisões por categoria (e não por marca)
- Não trate a rede sociais como o fundo do funil
- Não confunda likes e compartilhamentos com influência
- Você está adicionando valor?
A PANROTAS é media partner da Phocuswright e viajou a convite da Delta Air Lines, BWH Hotels, com proteção GTA