Artur Luiz Andrade   |   23/12/2024 12:46
Atualizada em 23/12/2024 12:47

Quais as redes sociais mais usadas para planejar viagens? Confira pesquisa inédita

Dados divulgados pela Phocuswright mostram passo a passo do planejamento dos viajantes

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
A gerente de Pesquisas e Projetos Especiais da Phocuswright, Madeline List
A gerente de Pesquisas e Projetos Especiais da Phocuswright, Madeline List

O impacto das mídias sociais nas viagens foi o tema de uma das duas pesquisas divulgadas pela Phocuswright durante a Phocuswright Conference, realizada em novembro, em Phoenix, no Arizona. A apresentação foi feita pela gerente de Pesquisas e Projetos Especiais, Madeline List.

A média de uso das redes sociais para Viagens é de 57%, com mais adesão entre os com idade de 18 a 34 anos (75%) e menos adesão entre os maiores de 55 anos (apenas 35%). Os entre 35 e 54 anos ficam com 63% de adesão.

E que plataformas esses usuários mais acessam para planejar suas viagens? A força resistente do Facebook, a liderança do Instagram e a relevância do YouTube são destaques.

Quem mais usa as redes sociais para planejar viagens são os viajantes entre 18 e 34 anos, em viagens internacionais com crianças e com mais de três viagens nos últimos seis meses. Ou seja, um viajante super frequente. 62% deles afirmam que fizeram uma compra ou visita por causa de algo que viram nas redes sociais.

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Veja abaixo as plataformas usadas:

Para a seleção dos destinos:

  • Facebook 41%
  • Instagram 41%
  • YouTube: 37%
  • TikTok: 24%
  • X: 17%
  • Snapchat: 14%

Transporte para o destino:

  • Facebook: 31%
  • Instagram: 29%
  • YouTube: 24%
  • X: 16%
  • TikTok: 16%
  • Snapchat: 10%

Transporte dentro do destino:

  • Facebook: 29%
  • Instagram: 27%
  • YouTube: 27%
  • TikTok: 17%
  • X: 16%
  • Snapchat: 11%

Hospedagem

  • Facebook: 27%
  • Instagram: 25%
  • YouTube: 25%
  • X: 16%
  • TikTok: 15%
  • Snapchat: 11%

Tours e atividades no destino

  • Facebook: 34%
  • Instagram: 34%
  • YouTube: 31%
  • TikTok: 23%
  • X: 17%
  • Snapchat: 12%

Entre os 62% que converteram suas consultas nas redes sociais em compras ou visitas a atrações, a maior parte das decisões foram em relação a:

  • Alimentos e bebidas: 62%
  • Cruzeiros: 49%
  • Hospedagem: 42%
  • Atrações e locais para visita: 41%
  • Destinos a serem visitados: 41%
  • Tours e atividades: 37%
  • Compras: 37%
  • Transporte: 34%
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Tipos de contas nas redes sociais que mais levaram às conversões:

  • Influenciadores/Criadores/Bloggers/Vloggers: 72%
  • OTAs: 67%
  • Amigos e familiares: 64%
  • Sites com review de viagens: 58%
  • Marcas hoteleiras: 57%
  • Restaurantes, bares e lojas nos destinos: 56%

Para 30% dos pesquisados, a experiência “vendida” nas redes sociais comparada com a experiência real é extremamente precisa. Para 37% é precisa e para 26% um pouco precisa. Apenas 3% dizem que o apresentado nas redes sociais nada tem a ver com a experiência real. Quanto mais cara a experiência, mais precisa a exposição nas redes sociais (76% para viagens de mais de US$ 2 mil).

Sobre o conteúdo encontrado nas redes sociais, 57% disseram que ele reflete seus gostos em viagens e 48% são compatíveis com o orçamento disponível. A média de gastos por viagem foi de US$ 1.278 para os viajantes em geral; ficando em US$ 1.198 para os entre 18 e 34 anos, US$ 1.217 entre 35 e 54 anos, e US$ 1.534 para os maiores de 55 anos.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

Dicas baseadas nos dados:

  • Credibilidade e comunidade precedem a venda
  • Conheça seus objetivos: forçar uma marca x decisões por categoria (e não por marca)
  • Não trate a rede sociais como o fundo do funil
  • Não confunda likes e compartilhamentos com influência
  • Você está adicionando valor?

A PANROTAS é media partner da Phocuswright e viajou a convite da Delta Air Lines, BWH Hotels, com proteção GTA



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