Beatriz Contelli   |   27/01/2025 15:57

Viagens de autoconhecimento e uso de IA serão tendências até 2030, aponta Kayak

Documento do meta buscador analisou possíveis transformações no setor nos próximos cinco anos


Unsplash/Kaylee Garrett
Kayak observa um aumento nas viagens de bem-estar
Kayak observa um aumento nas viagens de bem-estar

Viagens com destino único ou múltiplas escalas? Pontos turísticos famosos ou busca por destinos inexplorados? O WTF: WOW! Turismo do Futuro, novo relatório do Kayak, revela oito previsões de viagens para até 2030. O Relatório WTF combina uma pesquisa social e cultural, entrevistas com executivos do Kayak e especialistas externos, insights de pesquisas com 9 mil pessoas em nove países e uma análise dos usuários do meta buscador.

Previsões de viagens para 2030, segundo o Kayak:

Agentes de IA

Uma nova onda de agentes de viagens tem surgido com foco em experiências de viagem personalizadas. Dados do relatório apontam que os viajantes modernos buscam:

  • flexibilidade (38%);
  • itinerários personalizados (37%);
  • valorizam ferramentas de inteligência artificial para planejamento (17%).

Até 2030, os assistentes virtuais de IA cuidarão dos planos de viagem, oferecendo roteiros adaptados para cada perfil.

"A IA já está melhorando rapidamente o suporte ao cliente em caso de atrasos e alterações de itinerário. Também estão sugerindo recomendações personalizadas de lugares para visitar e coisas para fazer. O próximo grande passo serão as reservas automatizadas - e já estamos tornando as ferramentas de IA do Kayak amigáveis aos agentes de Turismo”, diz o CEO do Kayak, Steve Hafner.

Multidestinos

Até 2030, os viajantes priorizarão viagens com múltiplas escalas em vez de férias em um único destino. Para 66% dos entrevistados, as viagens são uma prioridade máxima, sinalizando um desejo crescente de explorar o mundo. À medida que as regulamentações de vistos são flexibilizadas em todo o mundo, os governos e destinos se preparam para o aumento de viajantes que visitam várias cidades.

Vitamina V

Até 2030, o valor de uma viagem dependerá dos índices de bem-estar que ele pode promover a uma pessoa. O Kayak observa um aumento nas viagens de bem-estar, com piscinas como as comodidades de hotéis mais pesquisadas em todo o mundo, seguidas por banheiras de hidromassagem, spas e academias. 60% dos viajantes priorizam o relaxamento, enquanto 13% enfatizam a saúde. Por isso, os destinos que promovem a longevidade terão um espaço especial na lista de desejo dos viajantes.

Feedbooking

Desde a busca por um novo destino até a reserva, os viajantes usarão as redes sociais como ferramenta principal. Atualmente, 36% dos viajantes encontram inspiração para viagens no feed, uma tendência que deverá crescer ainda mais até 2030.

Unsplash/Josh Rose
O Kayak prevê que as redes sociais deixarão de ser apenas inspiração para se tornarem um canal completo de compras de viagens
O Kayak prevê que as redes sociais deixarão de ser apenas inspiração para se tornarem um canal completo de compras de viagens

Viagens virtuais

Ao longo dos próximos cinco anos, as viagens contarão com concierges holográficos e reembolsos automáticos de passagens aéreas. Os turistas esperam tours virtuais em realidade aumentada dos quartos de hotel (35%) e quase 10% dos viajantes esperam por entretenimento com realidade aumentada durante o voo para uma experiência imersiva. O futuro das viagens deverá superar as expectativas com tecnologias inovadoras.

Viagens fora da rota

A mudança para destinos inexplorados desafiará a popularidade dos pontos turísticos mais famosos atualmente. As preocupações com o excesso de Turismo e a pegada de carbono (14%) influenciarão futuras decisões de viagem. A busca por experiências inéditas, para cidades até então consideradas secundárias, passará de viajantes aventureiros para turistas conscientes, tornando-se uma prioridade para eles.

Escapadas espirituais

De retiros silenciosos a investigações genealógicas, as viagens espirituais terão seu momento até 2030, com cada vez mais viajantes querendo combinar a exploração de um destino com o descobrimento de seu eu interior para crescer e se curar.

Programas de deslealdade

Os programas de fidelidade se adaptarão para atender às demandas dos viajantes preocupados com os preços. 29% dos viajantes desejam recompensas de fidelidade personalizadas, como receber reembolsos quando os preços das passagens aéreas caem (32%). Com 72% prevendo preços de viagens mais elevados no futuro, os viajantes darão prioridade à economia e mudarão de marca em busca de melhores ofertas.

Saiba mais sobre as previsões no relatório WOW! Turismo do Futuro do Kayak aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados