Artur Luiz Andrade   |   02/01/2025 13:31
Atualizada em 02/01/2025 13:58

Luxo, IA, grandes OTAs: confira as previsões dos analistas da Phocuswright para 2025

Maior empresa de pesquisa e análises para o Turismo abre sua bola de cristal - baseada em dados

Adobestock

Quem tem a bola de cristal para 2025? Ninguém, por certo. Mas analistas e estudiosos do setor têm algo tão poderoso quanto: dados. Estatísticas, estudos, análises e a experiência de cada um no mercado de Viagens e Turismo, com foco em Tecnologia.

Confira a seguir algumas das previsões dos analistas da Phocuswright, uma das maiores fontes de dados e pesquisa na indústria. Uso da Inteligência Artificial para a personalização e novos caminhos da distribuição; as viagens de luxo dominando o cenário do lazer; o crescimento dos gigantes – quem tem medo da Booking?; e uma volta à era Trump nos Estados Unidos (com impacto em Viagens e Turismo) são alguns dos destaques.

VIAGENS DE LUXO

  • “Em 2025, as Viagens de Luxo verão um crescimento significativo, apoiadas por um ressurgimento pós-pandemia e aumento da afluência (riqueza), com uma mudança em direção a experiências personalizadas e significativas.
  • Para combater o Turismo excessivo e destrutivo (overtourism), os destinos se concentrarão em atrair viajantes de alto gasto em vez do Turismo de massa.
  • As companhias aéreas em todo o mundo expandirão suas ofertas premium;
  • E as redes de hotéis introduzirão mais propriedades de luxo e experiências de nicho como aventura, bem-estar e passeios gastronômicos se tornarão mais populares."

(Coney Dongre, gerente de Pesquisas)

Unsplash/Kaylee Garrett
  • “O Turismo de Luxo, que experimentou um crescimento acelerado após a pandemia, está pronto para manter uma forte trajetória de desenvolvimento nos próximos anos, alimentado por duas tendências claras:
  • A primeira é uma mudança nas preferências entre os viajantes mais jovens, que estão cada vez mais priorizando experiências em vez de bens tangíveis. A mentalidade YOLO ("You Only Live Once") está ganhando força, especialmente entre os indivíduos mais ricos.
  • Em segundo lugar, e intimamente relacionado ao primeiro, há uma ênfase crescente no bem-estar holístico. Embora a nutrição e a boa forma já tenham se tornado componentes integrais de um estilo de vida saudável, a próxima fronteira é o sono e o descanso restaurador.
  • A ampla adoção de smartwatches que monitoram a má qualidade do sono diário trouxe essa questão à tona. Antes domínio de centros de bem-estar especializados, as iniciativas de qualidade do sono agora estão se expandindo para segmentos de hotéis mais amplos.
  • Esses estabelecimentos reconheceram a demanda e estão lançando programas, produtos e serviços voltados para melhorar a experiência do sono dos hóspedes, pelo menos durante a estadia.”

(Fabián González, analista de mercado, Espanha)

POLÍTICA AMERICANA

Isác Nobrega/PR Agência Brasil
Donald Trump volta a comandar os EUA
Donald Trump volta a comandar os EUA
  • “O sentimento americano sobre o resultado da eleição presidencial de 2024 varia de positivo a negativo e indiferente. Mas uma coisa é clara: o novo governo Trump prometeu grandes mudanças políticas.
  • Com o controle de ambas as casas do Congresso (Câmara e Senado) e uma maioria conservadora na Suprema Corte, é provável que pelo menos parte da agenda do presidente eleito Trump se concretize.
  • Essas mudanças prospectivas incluem grandes mudanças na política econômica e tributária, postura regulatória, requisitos de imigração e visto, iniciativas climáticas e ambientais e relações exteriores.
  • À medida em que essas mudanças se desenrolam, a indústria de Viagens e Turismo deve estar preparada para responder às oportunidades e/ou desafios que podem surgir.”

(Cathy Walsh, analista sênior de Pesquisas)

TECNOLOGIA

  • “Em 2024, 39% dos viajantes ativos usaram IA generativa em alguma capacidade, ante 22% em 2023. Nesse ritmo, o uso provavelmente atingirá 50% em 2025.
  • A demanda por viagens on-line se fragmentará ainda mais, especialmente no Google, pois as visões gerais de IA afetam mais tráfego de pesquisa e a Gemini do Google, o ChatGPT da OpenAI e outros líderes de LLM revelam integrações de viagens mais profundas em seus ambientes de bate-papo e começam a implementar agentes autônomos altamente capazes.
  • O setor de Viagens começará a processar seriamente as implicações da convergência iminente de agentes autônomos e identidade digital, desde o impacto na distribuição, marketing e pagamentos até as implicações para personalização, fidelidade e operações de back-end.”

(Mike Coletta, gerente sênior de Pesquisas e Inovação)

Adobestock
IA
IA
  • “É quase impossível prever o que acontecerá em 2025 conforme a IA se desenvolve. Os agentes de IA mudarão o ímpeto dos intermediários para os canais diretos dos fornecedores? A pesquisa com tecnologia de IA (Bing/Copilot, Perplexity, ChatGPT, et al) tirará uma fatia significativa do Google? As startups florescerão ou as grandes ficarão maiores? Essas são perguntas difíceis de responder agora, mas, a julgar pela maneira como as coisas se movem no setor de viagens, podemos fazer algumas suposições.
  • Qualquer um que veja a IA como o grande equalizador pode ficar desapontado. Existem empreendedores com grandes ideias e muitos serão financiados para aproximar suas visões da realidade, mas, no final das contas, os pilares da indústria de Viagens — Booking.com, Expedia, Google — continuarão a se beneficiar dos avanços no aprendizado de máquina, explorarão décadas de dados e manterão sua liderança do topo ao fundo do funil.
  • O financiamento deve finalmente afrouxar para startups, pois 2025 será um ano de grande inovação.”

(Lorraine Sileo, fundadora da Phocuswright Research e analista sênior)

HOSPITALIDADE

  • “Para a hospitalidade, 2025 será todo sobre IA generativa, mas o desafio será como a indústria aproveitará seu potencial e o implementará para lidar com seus desafios mais significativos. Os casos de uso de desenvolvimento de código assistido por IA e atendimento ao cliente baseado em IA farão mais avanços dramáticos à medida em que os modelos melhorarem, mas aqueles que esperam resolver o desafio de criação e reserva de itinerários ainda encontrarão ventos contrários.
  • Os aspectos de personalização e adequação ao produto das compras de viagens exigem fontes confiáveis de verdade para gerenciar a persona e a dinâmica complexa do itinerário com acesso em tempo real ao inventário e satisfazer a elegibilidade do melhor preço - especialmente entre vários fornecedores e grupos fechados distintos.
  • O verdadeiro trabalho fundamental necessário será a limpeza de dados da indústria e a interoperabilidade do sistema."

(Robert Cole, analista sênior de Pesquisas, Hospedagem e Viagens a Lazer)

Wikicommons
Comac C919
Comac C919

AVIAÇÃO

  • “A fabricante chinesa de aeronaves COMAC abriu escritórios regionais em Cingapura e Hong Kong em outubro, intensificando os esforços para vender seu jato narrow-body C919 para companhias aéreas na Ásia-Pacífico.
  • Obter as certificações necessárias nos EUA e na UE será difícil, o que significa que a meta da COMAC de competir globalmente com a Airbus e a Boeing é improvável em breve. No entanto, é possível que possamos ver o C919 voando pelos céus asiáticos além do espaço aéreo chinês em 2025.”

(Gary Bowerman, analista de Pesquisas, Ásia Pacífico)

DESTINOS INCLUSIVOS E DIVERSOS

PANROTAS / Marcel Buono
Tailândia
Tailândia

“Fique de olho na Tailândia, que recentemente se tornou a terceira jurisdição na Ásia — depois do Nepal e Taiwan — a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Este é um passo progressivo significativo para um país do Sudeste Asiático e será seletivamente integrado em algumas das promoções de turismo da Tailândia em 2025.”

(Gary Bowerman, analista de Pesquisas, Ásia Pacífico)

OFERTAS PERSONALIZADAS

  • “Destinos secundários, hotéis boutique e experiências únicas florescerão, pois serão capazes de atingir os consumidores de maneiras novas e mais direcionadas. As informações fluirão como um rio e, mesmo que a "personalização conforme prometido" (por exemplo, com base em personas, contexto, comportamento passado) ainda não aconteça como deveria, cada pesquisa será mais personalizada, pois os consumidores aprenderão a manobrar em torno da IA generativa.
  • Esse empoderamento, juntamente com a forte demanda contínua por viagens, deve fazer de 2025 um ano para os livros de recordes.”

(Lorraine Sileo, fundadora da Phocuswright Research e analista sênior)

  • “Os participantes de nicho continuarão a prosperar, mas se especializarão cada vez mais para garantir sua sobrevivência e, mesmo quando considerados coletivamente, permanecerão um gerador menor de demanda para a maioria dos fornecedores."

(Peter O’Connor, analista sênior de mercado, Europa)

Divulgação
Booking.com
Booking.com

TERRA DE GIGANTES

  • “Em um setor onde tamanho significa tudo, as OTAs continuarão a se consolidar. Com a Booking.com liderando o campo na maioria dos mercados, os concorrentes serão forçados a relacionamentos comerciais mais próximos (ou até mesmo fusões/aquisições) para ganhar a escala necessária para sobreviver.
  • Espere o surgimento da primeira aliança pan-global no espaço de viagens on-line, onde empresas da Ásia, Europa, Oriente Médio, América do Sul e EUA unirão forças para desenvolver uma proposta de fornecedor mais atraente, oferecendo uma proposta de distribuição única e de alto volume para empresas que desejam vender em vários mercados.
  • A distribuição de terceiros se tornará essencialmente uma corrida de dois cavalos (Booking.com vs outros) e, portanto, provavelmente atrairá maior escrutínio regulatório.”

(Peter O’Connor, analista sênior de mercado, Europa)

  • "Uber, Airbnb, GDSs e mega-TMCs farão o que for preciso para perseverar, seja para fazer parcerias, fusões ou aquisições. No entanto, também há boas notícias para novos participantes e desafiadores."

(Lorraine Sileo, fundadora da Phocuswright Research e analista sênior)

SHORT RENTAL

Pixabay
  • “A competição no mercado de aluguel de curto prazo vai persistir e os operadores terão que melhorar as propriedades e comodidades, expandir para fluxos de receita alternativos ou auxiliares, ou correr o risco de serem expulsos do mercado.
  • Embora a demanda seja forte, ela está mais dispersa do que costumava ser – o Airbnb teve um excelente crescimento em mercados fora da América do Norte e nossa pesquisa de consumidor mostra que os usuários do STR são mais propensos a deixar os EUA para viagens de lazer.
  • Então, embora ainda estejam gastando, dificilmente estão fazendo tudo em um só lugar. E com tantas propriedades por aí, os operadores estão todos competindo por pedaços menores do bolo.
  • Claro, ainda há muito sucesso a ser alcançado, mas nem todos alcançaram os padrões adequados ainda. Detalhes de design e configuração (as propriedades vestidas da cabeça aos pés com produtos HomeGoods simplesmente não funcionam mais) e os níveis de serviço precisam ser elevados, ou os hóspedes encontrarão outras opções de acomodação que funcionem melhor para eles.
  • Os princípios de como montar uma propriedade excelente não são novos. Mas com os cortes nas taxas de juros avançando tão lentamente, os anfitriões que não intensificarem seu jogo podem não encontrar uma estratégia de saída fácil."

(Madeline List, gerente de Pesquisas e Projetos Especiais)

Divulgação

MOBILIDADE

  • “Estamos vendo o surgimento de empresas de decolagem e pouso vertical elétrico (eVTOL) no Phocuswright's Travel Startups Interactive Database. Acho que isso está sinalizando uma mudança transformadora no transporte urbano.
  • Empresas e cidades que alavancam a aeronave eVTOL e os hubs necessários para apoiá-las serão participantes importantes na reformulação do futuro do transporte. Essa inovação tem o potencial de reduzir drasticamente o congestionamento urbano e oferecer uma alternativa sustentável ao deslocamento tradicional.
  • À medida em que as estruturas regulatórias evoluem e os investimentos em infraestrutura aumentam, a tecnologia eVTOL pode se tornar a pedra angular de sistemas de mobilidade urbana mais inteligentes, limpos e eficientes."

(Stan Pawlow, analista de dados)

Leia mais previsões e o artigo original aqui


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados