Viagens são o principal motivo para brasileiros aprenderem idiomas, diz pesquisa
Pesquisa ainda aponta que o Inglês e o Espanhol são os idiomas mais procurados

Uma pesquisa da Opinion Box, encomendada pela Fluency Academy, plataformas de idiomas, revelou que 64% dos brasileiros que desejam aprender um idioma têm como principal motivação a comunicação em viagens internacionais. O dado mostra que, cada vez mais, dominar outra língua é visto como um passaporte para experiências mais autênticas e inesquecíveis.
Além de tornar as viagens mais independentes, 51% dos entrevistados apontam o desejo de expandir o conhecimento pessoal como razão para aprender um novo idioma. Cerca de 26% veem o aprendizado como uma maneira de aprimorar o currículo, unindo lazer e objetivos profissionais, enquanto 24% têm como objetivo usar o idioma para buscar oportunidades de morar em outro país. Entre os idiomas mais procurados, o Inglês lidera com 64% do interesse, seguido pelo Espanhol, com 42%.
“Aprender outro idioma não é apenas uma habilidade prática; é uma chave que destrava conexões culturais, facilita a interação em destinos estrangeiros e enriquece qualquer experiência de viagem. Aprender de forma descomplicada, com auxílio de recursos tecnológicos e modernos transformam a forma de aprender e viajar”
CMO da Fluency Academy, Matheus Moura
O estudo revelou, também, que a tecnologia tem transformado a forma como as pessoas aprendem. 50% dos brasileiros consomem conteúdos de idiomas nas redes sociais, enquanto 35% já consideraram comprar um curso motivados por influenciadores digitais. Além disso, a inteligência artificial está ganhando espaço como ferramenta de aprendizado: 56% dos entrevistados afirmaram que consideram usar IA para acelerar sua jornada educacional.