Viagens lideram resgates de pontos em programas de fidelidade, diz pesquisa
80% dos pontos acumulados nesses programas são resgatados em passagens aéreas, aponta pesquisa

Pesquisa da Alloyal aponta que 14% das compras realizadas com programas de fidelidade estão relacionadas ao setor de viagens e Turismo, o segundo mais popular entre os consumidores.
Outro número que mostra a força da indústria de Turismo entre os clientes de programas de fidelidade vem da pesquisa da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização). De acordo com dados da associação, 80% dos pontos acumulados nesses programas são resgatados em passagens aéreas, o que equivale a cerca de 15 passageiros por voo viajando com pontos.
Aluísio Cirino, CEO da Alloyal, destaca o papel estratégico das viagens no fortalecimento da fidelização.
“Esses programas criam experiências que conectam marcas e consumidores de forma mais profunda. Com o aumento da popularidade dos programas, as empresas devem ampliar parcerias para oferecer recompensas mais diversificadas e atrativas”
afirma Aluísio Cirino
A Azul Linhas Aéreas, com mais de 17 milhões de participantes em seu programa de fidelidade, exemplifica essa tendência. Em 2024, o Azul Fidelidade emitiu 2,7 milhões de passagens, um crescimento de 20% em relação a 2023. Além disso, os clientes podem resgatar pontos em mais de 160 destinos operados pela companhia, 3 mil destinos internacionais de parceiros e uma variedade de produtos e pacotes de viagem.
Marco Leite, gerente de Parcerias da Azul, ressalta a importância das colaborações. “Essas parcerias permitem oferecer um portfólio diversificado, que inclui passagens, hospedagem e serviços. Isso enriquece a experiência do cliente e aumenta sua fidelidade à marca”, explica Leite.