Rio Grande do Sul: maior receio do viajante é fechamento do aeroporto
Estudo do TRVL Lab, encomendado por ViagensPromo e PANROTAS, traz percepções dos viajantes
ViagensPromo e PANROTAS lançaram ontem (14) um estudo inédito do TRVL Lab para compreender a percepção do turista brasileiro quanto às viagens para o Rio Grande do Sul após as enchentes no mês de maio. O intuito da pesquisa é contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva nos destinos do Estado.
A retomada do Rio Grande do Sul está acontecendo e o trade tem um papel importante: mostrar que os destinos estão preparados, que a malha aérea está retornando, que o acesso não tem problemas, que há investimentos, novidades, atrativos para todos os tipos de turistas.
Enquanto isso acontece, por meio dos dados do levantamento, vamos entendendo como está o sentimento das pessoas em relação às viagens ao Rio Grande do Sul.
Os viajantes entrevistados querem voltar a viajar ao Rio Grande do Sul (37,57%), até como forma de contribuir para a retomada do Estado, mas têm receios devido ao que aconteceu em maio passado. O maior deles é em relação ao aeroporto, que está fechado e tem previsão de reabrir em outubro.
"Chegar e sair de forma planejada é uma preocupação pertinente e a notícia de reabertura pode ajudar a devolver a confiança ao turista. Cabe ao governo e à Fraport, administradora do aeroporto, mostrarem que medidas foram tomadas e que obras foram feitas para evitar novo fechamento em caso de novas enchentes. Cabe ao trade mostrar que o Turismo está pronto e atuante nas cidades gaúchas. Comunicação e transparência são fundamentais nesse momento. O viajante quer voltar à Serra Gaúcha, Porto Alegre e demais destinos do Estado. Está em nossas mãos viabilizar isso"
Artur Luiz Andrade, editor-chefe da PANROTAS
Sobre as opções que melhor refletem a sensação neste momento:
O estudo completo pode ser acessado em trvl.com.br