Beatrice Teizen   |   14/08/2024 17:02
Atualizada em 20/08/2024 15:37

Pesquisa: Receoso, turista quer voltar ao RS. Como o trade pode ajudar?

ViagensPromo e PANROTAS encomendaram levantamento ao TRVL Lab sobre viagens ao Estado gaúcho


Pesquisa inédita Pulso Turismo 2024, Edição RS, encomendada pela ViagensPromo e PANROTAS
Pesquisa inédita Pulso Turismo 2024, Edição RS, encomendada pela ViagensPromo e PANROTAS

O Turismo no Rio Grande do Sul registrou perdas de R$ 118 milhões somente em maio, mês das enchentes que atingiram todo o Estado. De acordo com a FecomercioSP, a principal causa dessa diminuição drástica no faturamento foi a interrupção das operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que deve voltar a receber voos das principais capitais do País somente em outubro.

Para compreender a percepção do turista brasileiro quanto às viagens para o Rio Grande do Sul e contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva nos destinos do Estado, o TRVL Lab realizou uma pesquisa – encomendada pela ViagensPromo e PANROTAS – com 416 respondentes de todas as regiões do Brasil em agosto de 2024.

Do total de participantes, 41,42% tinham viagens programadas que foram impactadas pelas enchentes no Estado e 63,12% optaram por alterar viagens programadas para outras datas em 2024 e 2025. Além disso, no geral, a percepção sobre o posicionamento de empresas turísticas diante da calamidade foi positiva.

Para se ter uma ideia, sobre o impacto das enchentes nas viagens programadas ao Rio Grande do Sul, as respostas foram as seguintes:

  • 58,58%: Não, eu não tenho/tinha alguma viagem planejada/comprada que foi/será impactada pelas enchentes do Rio Grande do Sul;

  • 41,42%: Sim, eu tenho/tinha alguma viagem planejada/comprada que foi/será impactada pelas enchentes do Rio Grande do Sul


Sentimento em relação às viagens ao Rio Grande do Sul neste momento

  1. Para a maioria, 37,57%, existe a vontade de visitar o RS este ano e contribuir para sua recuperação;
  2. 30,77% têm receio de viajar ao Estado por causa do fechamento do aeroporto de Porto Alegre;
  3. Enquanto 28,99% têm receio de viajar ao RS pelos impactos causados às cidades.

Aqui fica muito claro o papel do trade na recuperação: mostrar que os destinos estão preparados, que a malha aérea está retornando, que o acesso não tem problemas, que há investimentos, novidades, atrativos para todos os tipos de turistas. Operadores, agentes de viagens, profissionais de órgãos públicos, jornalistas e decisores precisam se unir nesse papel.

Sentimento dos respondentes em relação às viagens ao Rio Grande do Sul
Sentimento dos respondentes em relação às viagens ao Rio Grande do Sul

Sobre as ações tomadas para a reorganização das viagens afetadas ao RS

  1. 36,17% fizeram alteração para uma data futura ainda em 2024;
  2. 26,95% alteraram para uma data futura em 2025 e além;
  3. e 20,57% optaram por um cancelamento total com solicitação de reembolso.

As pessoas viajaram ao RS desde maio de 2024?

A pesquisa do TRVL Lab pergunta ainda se os respondentes viajaram ao Rio Grande do Sul desde maio deste ano, mês em que o Estado foi atingido pelas chuvas. A grande maioria ainda não voltou ao Estado e às vésperas da temporada de verão, a decisão está sendo tomada neste momento.

Entre as respostas:

  • 74,85% disseram que ainda não;
  • 10,38% responderam que sim, a lazer;
  • 7,99% falaram que sim, a negócios;
  • e 6,8% também sim, a negócios e lazer.

Quem viajou, como foi a experiência?

Considerando o grau de concordância sobre as viagens realizadas ao Rio Grande do Sul desde maio de 2024, em nível de respostas.

  1. O destino estava funcionando normalmente e foi uma boa experiência
  2. A viagem foi de avião e correu bem;
  3. O meio de hospedagem estava funcionando normalmente e foi uma boa experiência; entre outras respostas.

Você viajaria para o RS nos próximos seis meses?

Considerando a probabilidade de viajar a lazer para o Rio Grande do Sul nos próximos seis meses, sendo 0 improvável e 10 com certeza, as respostas mostram que ainda há uma grande parcela a ser convencida a viajar para o Estado:

  • 18,64%: 10
  • 13,91%: 7
  • 13,02%: 5


Papel do trade nesta retomada

Três meses depois das fortes chuvas, todas as regiões e atrativos turísticos estão operando em total normalidade, com o Turismo rodoviário e o regional em alta. Como vimos na pesquisa do TRVL Lab, as pessoas querem viajar, querem visitar o destino, mas ainda têm receio. Seja por conta do aeroporto, que ainda está fechado e está previsto para reabrir em 21 de outubro, pelo impacto causado às cidades ou da situação do acesso às estradas.

PANROTAS / Filip Calixto
Rafael Ortiz e Renato Kido, da ViagensPromo
Rafael Ortiz e Renato Kido, da ViagensPromo

Por isso, o papel do trade, neste momento de retomada, é, principalmente, mostrar para o turista que está tudo normalizado e funcionando. Que é seguro viajar novamente para o Estado gaúcho e apoiar a sua recuperação.

“Quando lançamos nosso voo fretado para Gramado, em julho, vendemos em três semanas e, naquela época, vimos a cidade, assim como Canela, funcionando a pleno vapor, lotada de visitantes. O único problema realmente era o aeroporto de Porto Alegre, que será reaberto em outubro. Mas a região estava operando normalmente, assim como os restaurantes, parques e hotéis. Conseguimos mostrar para os clientes, que são os agentes de viagens, que estava tudo 100%”

Renato Kido, sócio-diretor da ViagensPromo

O gerente de Produtos da VP, Rafael Ortiz, complementa dizendo que este movimento do fretado foi importante para estimular a economia da região em um período em que as viagens estavam ainda fracas e as pessoas com receio de visitar a Serra Gaúcha.

“A ViagensPromo foi a primeira operadora a apostar, mesmo antes da abertura do Salgado Filho, colocando um voo para vender. Fomos para o destino, falamos com a hotelaria, acreditamos muito na região. Levamos quase 200 passageiros quando a cidade estava precisando de ajuda. Em oito dias, essas 200 pessoas passearam, jantaram, compraram. Movimentamos a economia onde ninguém estava colocando nada"

Rafael Ortiz, gerente de Produtos da ViagensPromo

"Vamos estar no Festuris, em novembro, para mostrar todo nosso apoio ao Rio Grande do Sul, mas antes disso, vamos continuar municiando os agentes de viagens com informações sobre a realidade e a normalidade nos destinos gaúchos. A retomada precisa da união de todos para mostrar aos passageiros receosos e indecisos que os próximos meses na Serra Gaúcha e demais cidades estarão com muitas atrações e um povo de braços abertos aos turistas. O Festival de Cinema de Gramado está acontecendo esta semana, reunindo várias estrelas, e é mais uma prova de que as cidades gaúchas estão prontas para nos receber. Estamos ansiosos para voltar e temos várias ações programadas para a região", complementa o editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.

"Fizemos essa pesquisa, com a parceria da ViagensPromo, para que tenhamos dados concretos para construir essa retomada. E dar confiança aos viajantes em potencial e comunicar bem a situação de normalidade nas atrações e destinos são as principais missões agora. O Aeroporto Salgado Filho vai voltar em outubro, as ligações com Canoas e outras cidades gaúchas estão funcionando até lá, e veremos o Rio Grande do Sul brilhar mais uma vez com sua hospitalidade a milhares de visitantes de todo o País e do Exterior."

A pesquisa completa da TRVL Lab, encomendada pela PANROTAS e pela ViagensPromo, para ajudar na retomada do Rio Grande do Sul, pode ser acessada em trvl.com.br.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados