Phocuswright destrincha cenário de meios de pagamento em viagens; confira
Pesquisa feita com o apoio da PANROTAS mostra que, nos últimos anos, surgiram novas formas alternativas
Uma pesquisa recente da Phocuswright, feita com o apoio da PANROTAS, traz o cenário dos meios de pagamentos globais nas viagens em 2024. O estudo mostra que, nos últimos anos, surgiram novas formas alternativas de pagamento (AFP), muitas vezes numa base nacional ou regional.
Além disso, de acordo com o levantamento, novas tecnologias e tendências em pagamentos móveis e moedas digitais irão perturbar o processo de pagamento tradicional.
Para compreender melhor a situação, o estudo traz tendências de pagamento e como elas impactarão a indústria de viagens. O material foi desenhado para:
- Mapear o cenário atual de pagamentos e a dinâmica do mercado;
- Descobrir os pontos fracos e os principais desafios;
- Identificar oportunidades para o setor;
- Detectar tendências e tecnologias emergentes que terão impacto no futuro dos pagamentos de viagens.
Métodos de pagamento para reservas de viagens
A pesquisa da Phocuswright levantou os principais métodos de pagamento utilizados para reservar viagens. Sem supresa, o cartão de crédito aparece na primeira posição, com 93% das respostas. Em seguida vêm os cartões de débito (67%), com transferências eletrônicas sendo 58% das respostas.
Outros meios de pagamento incluem carteiras on-line, cartões pré-pagos, solução de pagamento móvel baseada em NFC e blockchain.
Custos de pagamento
Os pagamentos continuam sendo um importante impulsionador de custos na indústria de viagens. As taxas de cartão de crédito ficam em uma média consistentemente entre 2-3,9% em todas as regiões geográficas.
Quarenta por cento dos entrevistados da América do Norte e 32% dos europeus, por exemplo, pagam entre 3%-3,9% em taxas de cartão de crédito por transação. Globalmente, quatro a cinco em cada dez respondentes concordaram fortemente que as taxas de processamento de cartões são muito altas.
Cartões de crédito virtuais
Os cartões de crédito virtuais (VCC) estão se tornando a opção de pagamento de fato para transações de viagens B2B: metade de todos os entrevistados a nível mundial utilizam o meio para pagar seus fornecedores.
No entanto, os problemas operacionais continuam a atormentar o uso de VCCs. Dificuldades na aceitação e durante o processo de reserva são questões-chave que dificultam a utilização.
Mais de quatro em cada dez entrevistados em todos os segmentos de viagens citaram a aceitação como um grande problema ao usar cartões virtuais para reservas de hotéis.
Pagamentos em viagens corporativas
As formas tradicionais de pagamento continuam a dominar as viagens corporativas. Cartões de crédito corporativos (55%) e lodge cards (43%) são seguidos por cartões virtuais ou números de contas virtuais, cartões pessoais e outros métodos de pagamento.
O uso de VCCs varia ainda de acordo com a empresa, mas sua utilização é principalmente para permitir controles orçamentários para viagens a negócios.
A pesquisa completa pode ser acessada em www.phocuswright.com/Travel-Research/Search.