Karina Cedeño   |   10/06/2024 10:42
Atualizada em 10/06/2024 10:45

Com aeroporto fechado em Porto Alegre, viajantes buscam Caxias do Sul

Informações foram divulgadas no evento MarketHub Americas, do Grupo HBX, realizado em Las Vegas


PANROTAS / Karina Cedeño
Olivier Ponti, diretor de Marketing e Inteligência da Forward Keys
Olivier Ponti, diretor de Marketing e Inteligência da Forward Keys

LAS VEGAS (EUA) – Um levantamento feito pela empresa Forward Keys revela que, após o fechamento do aeroporto de Porto Alegre devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o interesse dos viajantes se deslocou da capital do Estado para o município de Caxias do Sul.

“Isso mostra que, mesmo com o fechamento do aeroporto de Porto Alegre, as pessoas não deixaram de viajar, mas mudaram sua intenção de viagem para alternativas regionais. Neste caso, para Caxias do Sul”, destacou o diretor de Marketing e Inteligência da Forward Keys, Olivier Ponti.

Em gráfico mostrado por ele no evento MarketHub Americas (realizado pelo Grupo HBX em Las Vegas), é possível ver que, logo após a data do fechamento do aeroporto Salgado Filho, no dia 3 de maio, a procura por Caxias do Sul aumentou de forma significativa até 31 de agosto deste ano.

  • Os dados da Forward Keys também mostram que, na semana iniciada em 6 de maio, as buscas por voos domésticos para Porto Alegre caíram 52%;
  • No entanto, as buscas por voos para Caxias do Sul (CXJ) aumentaram 31% durante a mesma semana e continuaram a subir 20% na semana seguinte;
  • Para Florianópolis (FLN), o aeroporto internacional mais próximo, houve um aumento de 2% na semana iniciada em 13 de maio e mais 3% na semana seguinte.

Confira, abaixo, como ficou a pesquisa de voos por aeroporto após o fechamento do Aeroporto Salgado Filho:

Divulgação


Divulgação


Ainda segundo a ForwardKeys, para o período de 3 de maio a 30 de novembro de 2024 (com base na previsão de reabertura do aeroporto em em dezembro), estavam programados 18.5 mil voos, com uma capacidade de quase 3 milhões de assentos para o Salgado Filho. Atualmente, os aeroportos do Rio Grande do Sul, Florianópolis e Jaguaruna juntos conseguiram absorver 14% da capacidade semanal do maior aeroporto fechado no Rio Grande do Sul.

  • Para Jaguaruna, as buscas aumentaram 49% na semana iniciada em 6 de maio, em comparação com a semana anterior. Para Pelotas, houve um aumento de 39% e para Passo Fundo, um aumento de 26%.
  • Para efeito de comparação, com base em junho deste ano, estão previstos cerca de 120 voos semanais, uma redução de mais de 600 voos em comparação com 2023;
  • Além disso, o número de assentos previstos para junho caiu de aproximadamente 444 mil em 2023 para pouco mais de 70 mil, representando uma queda de 84% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essas rotas estão sendo operadas por quatro companhias aéreas e são exclusivamente domésticas.

Além disso, o fechamento do Aeroporto de Porto Alegre (POA) impactou significativamente as rotas de voo, levando muitas companhias aéreas a realocarem estrategicamente parte de sua capacidade de assentos para diversos aeroportos regionais da região Sul. Desde de 3 de junho, houve mudanças significativas em comparação com 22 de abril, antes da inundação. Confira no gráfico abaixo:

Divulgação

Remarcação de bilhetes no Rio Grande do Sul

Apesar de ser uma situação desafiadora, houve uma tendência perceptível na forma como os viajantes estão lidando com suas reservas. Em vez de cancelarem suas viagens, a grande maioria está optando por remarcar seus bilhetes. Esses dados são encorajadores e demonstram o êxito da campanha iniciada pelo Estado do Rio Grande do Sul e pelo trade turístico, que pedem aos passageiros que não cancelem seus voos, mas sim que os remarquem.

Divulgação

O MarketHub Americas 2024 acontece no hotel Fontainebleau Las Vegas e tem o tema Novas Fronteiras nesta edição. Acompanhe a cobertura do evento aqui no Portal PANROTAS.

O Portal PANROTAS viaja a convite do Grupo HBX, com proteção GTA.

Tópicos relacionados