Turismo tem empregado mais mulheres e jovens, aponta WTTC
Relatório da entidade afirma que a contratação de profissionais femininas aumentou 24% entre 2010 e 2019
Uma nova pesquisa do WTTC e do Centro Global de Turismo Sustentável (STGC), iniciada pelo Ministério do Turismo da Arábia Saudita, revela que a indústria de Viagens e Turismo empregou um número crescente de mulheres entre 2010 e 2019, passando de 38,6 milhões para 47,8 milhões, um aumento de 24%.
O documento constata que a hotelaria é o segmento que mais contrata mulheres no setor, representando mais da metade (52%) dos empregos femininos. Os jovens trabalhadores são apresentados como um componente importante da força de trabalho, compreendendo 15% dos empregos no setor entre 2010 e 2021.
A porcentagem de mulheres que trabalham em Viagens e Turismo na África tem aumentado desde 2010, e o emprego feminino em toda a economia do Médio Oriente também cresceu significativamente, aponta o relatório.
Em todos os anos analisados, mais da metade do emprego jovem no setor estava na região Ásia-Pacífico, com 9,2 milhões em 2021.
“Pela primeira vez, podemos mostrar que o setor tem um impacto incrivelmente positivo a nível global, apoiando mais empregos com salários elevados, condições de concorrência equitativas para as mulheres e proporcionando empregos de longo prazo, sustentáveis e economicamente atrativos para jovens em todo o mundo", destacou a CEO do WTTC, Julia Simpson.