Turistas estrangeiros se sentem mais seguros no Brasil, diz pesquisa
Segundo relatório, o Índice de Percepção de Segurança do País atingiu um pico de 96,7 pontos
Uma pesquisa realizada pela Mabrian Technologies, plataforma especializada em análise de dados de Turismo, revelou um aumento na confiança dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. Realizado em parceria com a Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, o levantamento coloca o Brasil em posição de destaque na evolução da confiança turística na comparação com outros países da América Latina.
Segundo a pesquisa, de maio até julho de 2023, o Brasil apresentou consistência e crescimento na percepção de segurança, enquanto países como Colômbia, Equador e Peru apresentaram oscilações no mesmo período. Em julho, o PSI do Brasil atingiu um pico de 96,7 pontos – o maior valor alcançado pela Colômbia, por exemplo, foi de 80,1 pontos.
A plataforma usa um indicador de satisfação chamado de Índice de Percepção de Segurança (PSI). Ele varia de 0 a 100 pontos: de 50 a 74 pontos, o nível de satisfação dos turistas é considerado alto ou muito alto. Acima disso, é excelente. A medição é definida através de uma análise de menções e opiniões de turistas em plataformas digitais.
“É evidente que há muito a ser feito para melhorar a segurança pública no Brasil, principalmente nas capitais, mas a percepção de quem nos visita é muito melhor do que a imagem que ainda persiste de nosso país no exterior. Em geral, conseguimos garantir, nas zonas turísticas, uma elevada sensação de segurança. É parte de nosso trabalho mostrar para o mundo o grau de satisfação de quem visita o Brasil”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Mariana Aldrigui, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, destaca como as informações levantadas pela pesquisa colocam o Brasil como um destino cada vez mais atrativo para turistas internacionais. “A segurança é um dos pilares fundamentais para atrair visitantes estrangeiros ao nosso país. Os dados da Mabrian serão usados na estratégia de promoção do Brasil como um destino turístico internacional seguro e atraente”, afirmou
De acordo com a Mabrian, a análise ajuda a compreender a dinâmica e os fatores que influenciam a confiança dos turistas nestes destinos. “O Brasil, em particular, se destaca pela capacidade de manter e aumentar a percepção de segurança dos visitantes”, explicou a plataforma na pesquisa, em relatório que apresentou os dados.
Capitais brasileiras também tiveram o índice de percepção de segurança medido pela plataforma – todas registraram níveis considerados bons e excelentes. Recife lidera o ranking com a melhor percepção de segurança entre visitantes, com 95,05 pontos. Em seguida, estão: Porto Alegre, com 92,16 pontos; São Paulo, com 89,24; Belo Horizonte, com 88,18; Salvador, com 81,14; e Rio de Janeiro, com 80,91 pontos.