Victor Fernandes   |   14/09/2023 09:46
Atualizada em 14/09/2023 13:27

Embratur reúne dados de chegadas no Brasil em novo portal; veja destaques

Números de chegadas internacionais, receita do Turismo e malha aérea estão disponíveis em site único


PANROTAS / Emerson Souza
Mariana Aldrigui, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur
Mariana Aldrigui, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur

A Embratur está lançando nesta quinta-feira (14) o Portal de Dados Embratur, cujo objetivo é ser a principal fonte de dados atualizados sobre a chegada de turistas internacionais no Brasil para o mercado brasileiro. O site é o primeiro grande projeto liderado por Mariana Aldrigui, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, e apoiado por Fabio Montanheiro, coordenador de Pesquisas e Dados da Embratur, e uma equipe de sete pessoas.


"O principal objetivo com o portal é disponibilizar esses dados de visitação de estrangeiros ao Brasil com maior agilidade, apoiando a gestão dos Estados e municípios, além de fornecer ferramentas para operadores, hotéis, jornalistas e estudantes. Queremos ajudar o trade brasileiro a trabalhar com um pouco mais de previsibilidade na tomadas de decisões".

Mariana Aldrigui, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur

O Portal de Dados Embratur será responsável por coletar, validar e divulgar em uma só plataforma dados de chegadas de turistas internacionais (Polícia Federal), receita do Turismo (Banco Central do Brasil) e malha aérea internacional (Anac). Como os dados são disponibilizados pelos três diferentes órgãos em prazos diferentes, o portal será atualizado mensalmente de acordo com a divulgação. Números de chegadas e receita serão retroativos e terão comparativos com até 2018, enquanto os dados da Anac serão sobre a oferta aérea dos próximos 12 meses.

Entre os dados que já podem ser conferidos na plataforma, alguns destaques são:

  • Chegadas internacionais em 2023 não estão equivalente a 2019, mas estão perto e podem superar o nível pré-pandemia dependendo do segundo semestre;
  • Chegadas de turistas internacionais de janeiro a agosto de 2023 foram superiores (111%) a todo o ano de 2022;
  • 2023 é o melhor ano em termos de movimentação financeira no Turismo brasileiro;
  • Gasto médio do turista europeu no Brasil aumentou em 2018;
  • Gasto médio do turista argentino diminuiu, porque estão vindo por períodos curtos e por via terrestre (carro);
  • 2023 deve representar uma superação da meta de turistas internacionais em cerca de 30%;
  • Estados Unidos é o segundo maior mercado brasileiro, mas não supera países europeus juntos;
  • Chegadas aéreas internacionais predominam no Brasil em comparação a chegadas terrestres e marítimas;
  • Tap e Latam lideram volume de voos internacionais nos próximos 12 meses no Brasil.

Mais dados em breve

Mariana Aldrigui também adiantou que há mais dois painéis do portal sendo finalizados. Estes estão sendo desenvolvidos com dados internacionais, que incluem perfil do estrangeiro e padrão de compra por país emissor, por exemplo. Estes painéis deverão ser atualizados semestralmente, devido à base de dados internacional e por não apresentar variação relevante mês a mês, segundo Mariana.

"Esses dados podem ajudar na promoção conjunta, por exemplo. Muitos turistas estão chegando por São Paulo para ir ao Norte. Pode ser criada uma triangulação ou dupla ação para beneficiar o Pantanal, por exemplo. São possibilidades que começam a ser pensadas a partir da disponibilização dos dados", finaliza.

Acesse o Portal de Dados Embratur aqui dados.embratur.com.br

"Era um desejo, e, agora, é uma realidade que esses dados colaborem para políticas públicas de Turismo que ajudem a trazer cada vez mais turistas internacionais ao Brasil".

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

O ministro do Turismo, Celso Sabino, complementou: "Este portal e seus dados servem para nortear as políticas públicas do Turismo. Agradeço ao Freixo e à Embratur por estar liderando essa retomada da imagem internacional do Brasil".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados