74 mi de brasileiros enfrentam dificuldades burocráticas ao viajar
Os dados são de pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva
É fato que o desejo de viajar dos brasileiros aumentou depois da pandemia. Mas, para 30,5% deles, esse desejo foi frustrado pela falta de dinheiro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além da questão financeira, outro grande empecilho que os impede de viajar é o excesso de burocracia. Sete em cada dez brasileiros afirmaram ter prejuízos financeiros por não terem em mãos uma identificação e por isso acabaram deixando de viajar. A necessidade de ter documentos físicos de identificação como passaportes ou RGs, por exemplo, foram algumas das razões citadas.
Os dados são da pesquisa “Qual o custo de provar que você é você”, realizada pelo Instituto Locomotiva a pedido da Unico. O estudo revelou, também, que 91% dos brasileiros consideram o serviço de locação de veículos burocrático, enquanto 69% afirmam que perderam dinheiro e não puderam viajar devido à burocracia na hora de comprovar a vacinação. Já 61% dos respondentes tiveram prejuízos financeiros porque estavam com algum menor de idade sem documentos físicos.
Nordeste sofre mais com burocracia para viajar
Os brasileiros com ensino superior com idade entre 30 e 45 anos da região Nordeste do Brasil se destacam no perfil de quem passou por pelo menos uma situação relacionada a acesso/deslocamento/viagem. A região onde essa burocracia é menos perceptível é no Sul do Brasil, onde 43% relataram ter passado por alguma dificuldade nessas situações.Em um momento em que o embarque facial biométrico vem avançando em aeroportos do País, a pesquisa da Unico com o Instituto Locomotiva apontou também que, para os brasileiros, a identificação biométrica é uma alternativa segura e confiável que poderá dispensar o uso de documento de identificação pelo passageiro.
Entre os entrevistados, 66% são a favor da utilização de formas digitais de identificação, como o reconhecimento facial, para substituir logins, senhas e apresentação do documento físico de identidade. Além disso, 89% concordam que as burocracias poderiam ser reduzidas com maior uso de tecnologias de identidade digital, sem a necessidade de documentos físicos.
“A biometria facial oferece mais agilidade e segurança para verificar identidades e é hoje a principal solução utilizada para sustentar diversas plataformas digitais, serviços eletrônicos e sistemas de pagamento digitais” explica o VP executivo e cofundador da Unico, Paulo Alencastro.
A pesquisa ouviu 1.561 pessoas, em todo o Brasil, com mais de 18 anos, das classes A à D e com acesso à internet.