Viagens e eventos dominam o desejo dos brasileiros para 2022
Estudo revelou que eventos e viagens figuram o 1º lugar nos planos dos brasileiros para 2022
Um estudo público, realizado pela Orbit Data Science, uma startup focada em pesquisas qualitativas nas redes, analisou 3.304 tuítes sobre os desejos e planos para esse o ano de 2022. Na pesquisa, que englobou o período de 1º de outubro a 14 de novembro, foram analisadas publicações que mencionam os termos “Em 2022 eu vou”, “Em 2022 eu quero”, ou “ano que vem eu vou” e “ano que vem eu quero”.
Frequentar eventos é a principal vontade comentada, ocupando 30,2% das opiniões. Nesta categoria entram shows (23,1%), eventos esportivos (18,7%), festas populares como carnaval (17,4%) e festivais de música (10,7%). Segundo a empresa, estes resultados estão relacionados com o abrandamento da pandemia, e há um forte desejo e emoção que os shows, tanto nacionais como internacionais, aparecem nos diversos comentários.
Viajar é a segunda vontade mais expressada no estudo, representando 53,1% da categoria sobre hábitos. A Orbit aponta que a opinião é expressiva, e denota uma vontade de conhecer novos lugares, reencontrar amigos e vivenciar outros contextos.
A escalada de novos casos da variante ômicron, registrada logo após o fim do período estudado, pode ter impactado esses possíveis planos e os resultados recém obtidos. Assim, a pesquisa também buscou dados adicionais para ponderar o tamanho desse impacto em seus resultados.
Segundo um dos sócios da Orbit Data Science, Fernando Hargreaves, foi interessante notar o efeito da vacinação nas expectativas para o ano que vem. "Os principais desejos estão relacionados a planos que só são possíveis devido à flexibilização das medidas restritivas. Quando comparamos esses desejos aos expressos em nosso estudo anterior, sobre expectativas pós-vacinação, vemos que muitos deles já foram realizados. Em 2022 espera-se realizar os que ainda estão pendentes", avalia Hargreaves.
Dentro da categoria de comportamento, o desejo de “extravasar” chama a atenção, marcando 2,9% do total. É um percentual representativo, de uma vontade que também está relacionada ao estresse gerado pela quarentena prolongada, em que muitas relações sociais e de lazer foram contidas.
“O estudo aponta que, uma vez neutralizada a variante ômicron, o Brasil tem tudo para se tornar o País dos grandes eventos em 2022. A vontade dos brasileiros em voltar a frequentar grandes eventos musicais e esportivos é substancial, expressada em mais de 30% das expectativas identificadas no estudo”, aponta o CEO da Orbit Data Science, Caio Simi.
De acordo com a startup, o Twitter foi escolhido como fonte da pesquisa por ser a principal rede social que apresenta comentários espontâneos, não necessariamente relacionados à publicação de notícias ou outros posts, de modo a tentar mitigar o viés de assuntos publicados na grande mídia no resultado do estudo.
Confira o gráfico com as principais categorias