Pedro Menezes   |   15/04/2025 13:02

HotéisRIO critica retomada dos vistos para turistas de Austrália, Canadá e EUA

Segundo Alfredo, é preciso levar em conta a necessidade do país de atrair mais visitantes do Exterior

Divulgação/ABIH-RJ
Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO
Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO

Os cidadãos de Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos voltaram a precisar de visto para entrar no Brasil desde o dia 10 de abril, quando entrou em vigor o decreto do poder Executivo que estabelece a exigência. O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, afirmou que esta retomada prejudica o Turismo, em artigo que é possível conferir na íntegra logo abaixo.

Retomada de exigência de vistos prejudica turismo

"A retomada da exigência de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália pelo governo brasileiro na quinta-feira, dia 10, é prejudicial para o setor.

O fato de esses países exigirem vistos dos cidadãos brasileiros que pretendem visitá-los faz com que determinados setores de nossa sociedade lancem mão do princípio da reciprocidade para também exigir deles o visto.

No entanto, é preciso levar em conta a necessidade do país de atrair mais visitantes do Exterior.

Há anos que o Brasil não passa de 6 milhões de turistas estrangeiros. No setor de turismo, é comum a triste observação de que a cidade de Buenos Aires, sozinha, recebe mais turistas estrangeiros do que nosso país inteiro.

No último ano, houve um grande esforço das autoridades, como Embratur, para melhorar esse quadro, o que levou ao número recorde de 6,65 milhões de turistas internacionais. Mesmo assim, ainda é um número reduzido. Todo esse trabalho iria por água abaixo se os vistos voltassem a ser exigidos.

Entre os motivos para esse cenário desolador, destaco dois: a falta de promoção do Brasil no exterior e a malha aérea estrangulada, que limita o número de viajantes.

O Turismo é uma vocação natural de nosso país, abençoado com uma natureza exuberante e dotado de uma cultura e hospitalidade reconhecidas internacionalmente. Nossa indústria gera milhões de postos de trabalho, diretos e indiretos, e contribui significativamente com a arrecadação tributária. No entanto, esses números poderiam ser muito melhores, devido ao nosso potencial.

Exigir visto de alguns países significa entravar o crescimento do número de visitantes estrangeiros, prejudicando não apenas o turismo, mas diversos segmentos de nossa economia.

Por isso comemoramos a aprovação, pelo Senado, de um PDL (Projeto de Decreto Legislativo), de autoria do senador Carlos Portinho, no dia 19 de março. Esperamos que os deputados da Câmara entendam a importância de votar em sintonia com seus colegas de Congresso. O Turismo e o Brasil agradecem"

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.