Fundador do Travel Tech Hub analisa aquisição bilionária da Decolar pela Prosus
Alexandre Cordeiro afirma que Decolar é um atalho estratégico no plano de crescimento da Prosus na região
Vimos aqui no Portal PANROTAS, nessa segunda-feira (23), a Decolar anunciou um acordo de fusão para ser adquirida pela Prosus por US$ 1,7 bilhão. Segundo Alexandre Cordeiro, fundador do Travel Tech Hub, a Decolar é um atralho estratégico no plano de crescimento da Prosus (e do bônus de US$ 100 milhões de Fabricio Bloisi).
Leia o artigo abaixo
"A aquisição da Decolar pela Prosus agita o mercado de viagens e é um relevante passo na estratégia de Fabrício Bloisi para entregar à holding global um plano agressivo de crescimento e consolidação de um ecossistema global e sustentável de tecnologia e inovação.
Desde que assumiu a liderança da Prosus em julho, Bloisi, que é fundador da Movile - criada por ele no final da década de 1990 para investir em negócios voltados à tecnologia -, tem buscado por oportunidades que alavanquem o crescimento e o valuation do grupo Prosus.
Considerada uma das maiores plataformas digitais de viagens da América Latina, a Decolar entrega não apenas volumes grandiosos de transações de sua base de clientes, mas também uma adoção de tecnologia que se destaca no mercado, e mais recentemente, casos de implementação e uso de IA.
Talvez este tenha sido um dos critérios para apoiar a decisão de Bloisi, defensor vocal do uso transformacional de IA. Em entrevistas recentes, ele afirma que a tecnologia será um catalisador para a reinvenção dos negócios em todos os mercados em que a Prosus atua.
Um outro motivo especial é que, ao entregar o plano de crescimento, Bloisi embolsa um bônus de US$ 100 milhões, adicionais ao seu salário anual de US$ 750 mil.
Sinergias e prováveis casos de uso de tecnologia, IA e inovação
Já do ponto de vista de sinergias entre Decolar e empresas do Grupo Prosus, destaca-se o natural acesso e adoção de tecnologias disponíveis no portfolio de empresas Prosus na Decolar. Mas o inverso também será interessante. Em um mercado de viagens que ainda enxerga IA como concorrente, a Prosus pode aprender com a visão Decolar de inovação do mundo online de viagens.
Sabidamente, Decolar desenvolve e implementa modelos avançados de IA e analytics (inerentes às OTAs), desenvolvidos e aprimorados ao longo dos últimos anos, consolidando-se como uma das plataformas inovadoras do mercado. A troca de conhecimento será justo.
Também é muito provável que a vertical de pagamentos deve receber uma injeção de novas tecnologias e inovações. Considerando o porfolio e expertise Prosus, esta deve ser uma grande oportunidade de abertura de novas avenidas de crescimento, maior rentabilidade e otimização de processos, reconhecidamente burocráticos em viagens.
Conclusão
Nem tudo são flores e cenários perfeitos como os powerpoints de M&As e aquisições costumam retratar. Embora a Decolar possua uma base tecnológica robusta, a Prosus enfrentará desafios únicos no setor de viagens.
Enquanto lidar com pedidos de comida pelo iFood é uma tarefa relativamente simples, o gerenciamento de cancelamentos de viagens envolvendo passagens aéreas e hotéis é significativamente mais complexo.
Em um mercado que ainda resiste em adotar novas tecnologias, questionar modelos e aceitar o potencial da IA, grande parte dos players e, principalmente concorrentes, devem enxergar a aquisição como uma ameaça. Outros, podem ver como inspiração, a depender da ótica.
Inspiração para uns, ameaça para outros? Desdobramentos interessantes devem acontecer na arena de gigantes"