Priscila Fabri, do Grupo Arbo: Antes aprovávamos as coisas com feeling, hoje temos dados
Gerente de Marketing compartilhou suas dicas de marketing para o setor
A edição de aniversário de 50 anos da PANROTAS traz uma matéria especial que explora a evolução do marketing no Turismo. Com insights de 12 renomados profissionais do setor, a reportagem aborda como o marketing de empresas líderes tem se transformado e os desafios enfrentados atualmente. Cada entrevistado compartilha sua visão e experiências, proporcionando uma leitura detalhada sobre estratégias e práticas modernas.
A décima profissional é Priscila Fabri(@prifabri), Gerente de Marketing, do Grupo Arbo. A executiva conta que começou no Turismo criando o departamento de Marketing da operadora MMTGapnet, em 2004. Em 2010 assumiu também o Marketing da consolidadora Gapnet e em 2017 houve a fatídica fusão com a Flytour... e o resto é história. Em 2019, voltou a trabalhar com Arnaldo Franken, presidente do Grupo Arbo, primeiro na Diversa Turismo e depois com as 15 marcas da empresa.
“Em 2004 era outro mundo. Muito material impresso, muitos workshops. Mas já cadastrávamos pacote no site, por exemplo. Hoje só imprimimos se o comercial pede para levar para as feiras e mudamos o formato de nossos eventos de workshops, onde acho que há muito desperdício de tempo, para o modelo Descubra, que inclui a co-criação de produtos com os agentes de viagens. Esse collab de criação com as agências deu super certo e é uma das tendências dos eventos”, narra Priscila.
Dicas para o Turismo
Segundo ela, tanto a MMT quanto a Diversa sempre tiveram muita criatividade em suas prateleiras, privilegiando o tailor made, e esse collab com as agências casou bem com a estratégia da operadora. Os pacotes em colaboração têm uma área específica no site e há até duas saídas de grupos, para Austrália e Butão, assinadas pelas agências.
“Antes aprovávamos as coisas com uma boa dose de feeling, hoje temos dados. O marketing virou matemarketing e eu adoro isso, tanto que fiz MBA em BI... Os destinos americanos, sempre cheios de dados e pesquisas, me inspiraram a ir atrás dessa especialização.”
Priscila compartilha que outra aposta é nos nichos a segmentação é um dos pilares do marketing na operadora e mais uma vez as ferramentas e a tecnologia ajudam. Diversidade, Grupos, DiviCorp (viagens corporativas) e África são alguns desses nichos, além dos pacotes Wow, do segmento premium.
E como fica a dicotomia preço x inspiração? “Estamos sempre atentos a preços para sermos competitivos. A maioria vai comparar preços e estamos sempre analisando as tendências. Por outro lado, precisamos também inspirar e destacar experiências. As operadoras têm o papel de criar tendências”, afirma Priscila.
Na atuação em redes sociais, no B2B Priscila aposta no Instagram e muitas vezes em ações em parceria com as agências. Os stories da Diversa têm bastante repost dos agentes (70% do conteúdo publicado), o que mostra um grande engajamento das agências nas redes da operadora. A empresa também está testando o Tik Tok, mas ainda não viu resultados.
Revista PANROTAS Especial 50 anos
Esta matéria é parte integrante da Revista Especial de 50 anos da PANROTAS, onde você encontra essa matéria na íntegra, além de várias histórias do Turismo nestas últimas cinco décadas, e também dicas e ferramentas para turbinar seu negócio.