Laura Enchioglo   |   21/11/2024 22:53
Atualizada em 21/11/2024 22:59

Coreia do Sul registra alta de brasileiros e investirá em capacitação de agentes

Crescimento de viajantes do Brasil é impulsionado pela Onda Coreana, que invadiu a música e as telas


PANROTAS / Filip Calixto
Jefferson Santos, da Capital Marketing, que representa a Organização de Turismo da Coreia do Sul (KTO) no Brasil
Jefferson Santos, da Capital Marketing, que representa a Organização de Turismo da Coreia do Sul (KTO) no Brasil

A Coreia do Sul registra aumento no número de turistas brasileiros, impulsionado pelo 'Korean Wave', ou 'A Onda Coreana', que invadiu as telas e as músicas com K-dramas e K-pop. De janeiro a outubro deste ano, o destino asiático recebeu 30 mil turistas do Brasil, um número que já é 30% maior ao período em 2023.

Para Jefferson Santos, da Capital Marketing, que representa a Organização de Turismo da Coreia do Sul no Brasil, o país caminha para ultrapassar o recorde histórico pré-pandêmico de brasileiros. Ele destaca que a Coreia e o Brasil sempre tiveram uma relação próxima, com o cotidiano brasileiro muito imerso em marcas coreanas, desde o celular até os carros que andam nas avenidas.

"Nesses últimos anos, especialmente no pós-pandemia, com a força da teledramaturgia, dos doramas e K-dramas, vimos essa proximidade ficar ainda mais latente. Com isso, os brasileiros se sentiram mais encorajados de visitar a Coreia do Sul e talvez esse seja um dos fatores que explique esse crescimento de atração entre os dois países"

Jefferson Santos, representante do Turismo da Coreia do Sul no Brasil

Investir em agentes de viagens para qualificar vendas

Mas, o Turismo da Coreia se pergunta: esse crescimento de viajantes ao país passa pelo agente de viagens no Brasil? Para Jefferson, este é um ponto crucial no trabalho da organização por aqui. "Nós sabemos que os brasileiros estão indo à Coreia, mas qual o canal que eles estão utilizando para chegar ate lá? Talvez os turistas não utilizem o agente de viagens porque falta um conhecimento global por parte desses profissionais", destacou.

A ideia é entrar nesse espaço e preencher essa lacuna nos próximos anos. "Queremos formar o agente de viagens para que ele possa atender à necessidade desse mercado que é jovem, antenado às novas tendências e que está procurando o que pode corresponder às suas necessidades. Por isso, podem fazer essa viagem por conta própria", apontou.

Neste sentido, a Organização de Turismo da Coreia do Sul irá trabalhar em três pilares no mercado brasileiro: consumidor final, mídia e trade turístico. Este primeiro tem uma ação neste domingo (24): uma imersão na cultura coreana no Parque Burle Marx, em São Paulo. O evento acontece a partir das 12h e é aberto ao público.

PANROTAS / Filip Calixto
Jefferson Santos e Lawrence Reinisch representam o Turismo da Coreia do Sul no Brasil
Jefferson Santos e Lawrence Reinisch representam o Turismo da Coreia do Sul no Brasil

Como chegar à Coreia do Sul?

É fato que a Coreia do Sul fica do outro lado do mundo e sofre, como qualquer outro destino asiático, com a distância geográfica. Por não haver voo direto entre o Brasil e a Coreia, é necessário fazer uma parada em alguma cidade da Europa, Oriente Médio e até América do Norte, mas o ideal, segundo Jefferson, é usufruir de programas de stopover e aproveitar duas viagens em uma.

"O que recomendamos é que o passageiro faça uma parada de um, dois ou três dias, para que a viagem seja menos cansativa. Pode parar em Amsterdã, Paris, Londres, Frankfurt, Dubai, Doha e por aí vai. Desse modo, o passageiro pode chegar bem à Coreia, com disposição para conhecer o país"

Jefferson Santos, CEO da Capital Marketing

Hoje, as aéreas que voam no Brasil e na Coreia do Sul são: Emirates, Ethiopian Airlines, Qatar Airways, KLM, Air France, American Airlines e Lufthansa. O país possui dois aeroportos principais: Incheon International Airport, que fica próximo à Seul, capital da Coreia do Sul, e o Jeju International Airport, localizado na Ilha de Jeju, no extremo sul do país.

Dicas para agentes de viagens

Quer vender mais e melhor a Coreia do Sul? Jefferson Santos compartilhou algumas dicas: "Ficar muito atento ao que o Turismo da Coreia do Sul anuncia e coloca em suas mídias sociais, com materiais, recursos e ações. Ficarem antenados ao que estamos fazendo e nos contatar sempre, para se policiar sobre aquilo que a Coreia tem a oferecer ao passageiro", finalizou.

Evento em São Paulo

PANROTAS / Filip Calixto
Dança típica da Coreia do Sul foi representada no evento, em São Paulo
Dança típica da Coreia do Sul foi representada no evento, em São Paulo

A Organização de Turismo da Coreia do Sul (Korea Tourism Organization) realizou hoje (21) um evento que reuniu o trade turístico para uma noite de imersão na cultura da Coreia, com apresentações de danças típicas e taekwondo. O encontro aconteceu em São Paulo e é um "compilado" do que a organização oferecerá ao público final no evento de domingo, no Burle Marx.

No álbum a seguir veja mais fotos do evento.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados