Da Redação   |   22/11/2024 13:29
Atualizada em 22/11/2024 14:19

Flavia Possani, da Vyra: é preciso ir além do que o hotel tem

Fundadora da Vyra compartilhou suas dicas de marketing para o setor

Divulgação
Flavia Possani(@flaviapossani), Fundadora da Vyra
Flavia Possani(@flaviapossani), Fundadora da Vyra

A edição de aniversário de 50 anos da PANROTAS traz uma matéria especial que explora a evolução do marketing no Turismo. Com insights de 12 renomados profissionais do setor, a reportagem aborda como o marketing de empresas líderes tem se transformado e os desafios enfrentados atualmente. Cada entrevistado compartilha sua visão e experiências, proporcionando uma leitura detalhada sobre estratégias e práticas modernas.

A última profissional é Flavia Possani(@flaviapossani), Fundadora da Vyra. A executiva conta que depois de anos na Aviva e no Royal Palm Plaza, e de uma passagem pela BeFly, abriu sua própria consultoria e trabalha novamente com a hotelaria, além de outros segmentos.

No Turismo desde 2007, Flavia Possani acompanhou muitos dos lançamentos que impactam o marketing até hoje: a chegada das redes sociais, o aumento da relevância dos sites nas redes hoteleiras, o início do e-commerce, o timeshare... Quando trabalhou na Aviva viu, por exemplo, a migração do foco nos anúncios de TV (ainda como Rio Quente) para as mídias sociais e os influenciadores. E o Turismo, assim como a moda, outro setor em que trabalhou, abraça as redes sociais como poucos setores. “O Turismo é aspiracional, como a moda, e essas indústrias têm alto impacto nas mídias sociais”, revela.

Dicas para o Turismo

Sempre, claro, com uma boa história para contar. “Isso não muda”, diz ela. O que mudou é que o cliente hoje quer uma história consistente, verdadeira, autêntica, com que se identifique. O conteúdo, então, e ela vem apostando nisso desde a Aviva, precisa entregar entretenimento.

“Coloquem isso na cabeça. Turismo é entretenimento. É preciso ir além do que o hotel tem”, garante Flavia.

Instagram e Tik Tok são ótimas plataformas para se contarem boas histórias, e de formas diferentes. O Tik Tok, segundo Flavia, já não é mais apenas dancinha e é usado massivamente pela geração Z para buscar informações.

Já o Instagram do hotel ou do restaurante é puro field experience, é a migração do site focado na experiência do usuário. E essa entrega no Instagram precisa ser consistente e verdadeira, de acordo com ela. Precisa entreter contando sua história.

Vídeos curtos, aposta em criadores de conteúdo (os creators), que começam a se sobrepor aos influenciadores de viagens (segundo ela, em declínio), autenticidade, conteúdo menos engessado, curadoria e criatividade são as tendências. E isso com a ajuda de mega influencers ou micro influencers regionais. Desde que tenham ligação verdadeira e conexão com a marca.

“Influencer com cara de propaganda não pega. Se puder, escolha os dois tipos de influencers, o regional e o macro. Mas se tiver de escolher, por questão de budget, por exemplo, vá nos menores, que multiplicam as ações em vários momentos e regiões”, aconselha.

Flávia Possani também concorda que os eventos continuam um elo importante com os clientes, especialmente no B2B. E a busca pela oferta de entretenimento para criar conexões vale para os eventos também. “Veja como o varejo investe em lojas conceito, onde experiências e ativações envolvem o cliente além do produto.

Mesmo com o e-commerce dominando vários setores, essas lojas conceito são fundamentais para as marcas. O B2B deve seguir esse caminho. No corporativo, investir em eventos especiais para os clientes deve ser prioridade”, analisa Flavia.

Revista PANROTAS Especial 50 anos

Esta matéria é parte integrante da Revista Especial de 50 anos da PANROTAS, onde você encontra essa matéria na íntegra, além de várias histórias do Turismo nestas últimas cinco décadas, e também dicas e ferramentas para turbinar seu negócio.


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