Bruno Reis, da Embratur: Hoje há todo um cuidado para focarmos no lado cultural
Diretor de Marketing da Embratur, compartilhou suas dicas de marketing para o setor
A edição de aniversário de 50 anos da PANROTAS traz uma matéria especial que explora a evolução do marketing no Turismo. Com insights de 12 renomados profissionais do setor, a reportagem aborda como o marketing de empresas líderes tem se transformado e os desafios enfrentados atualmente. Cada entrevistado compartilha sua visão e experiências, proporcionando uma leitura detalhada sobre estratégias e práticas modernas.
O quinto profissional é Bruno Reis, Diretor de Marketing da Embratur. Até chegar à Embratur atual, bastante elogiada pelo seu corpo técnico e onde já trabalhou coordenando os extintos EBTs (em 2013) e na área de Mice (com Jeanine Pires, na gestão de Eduardo Sanovicz), Reis passou por duas posições importantes: no RioGaleão, aprendendo sobre esses novos players no Turismo brasileiro (os administradores aeroportuários), e no Turismo do Rio Grande do Norte, onde aplicou um piloto da estratégia digital e tecnológica que levou para a promoção do Brasil.
Entre as principais mudanças, o executivo destaca que melhoramos muito a promoção do Brasil como destino. Segundo Reis, atualmente a agência acessa paineis de inteligência, usa muito BI e vê empresas como Similarweb e Fowardkeys fornecendo dados e soluções para os destinos. “Hoje voltamos a seguir a linha que o Plano Aquarela tinha, baseada em nichos e segmentação e a tecnologia facilita muito nessa estratégia”, conta.
Desde 2003, com a nova gestão da Embratur e o Plano Aquarela, o Brasil se livrou, segundo ele, da imagem sexualizada de alguns destinos. “Hoje há todo um cuidado para focarmos no lado cultural quando mostramos pessoas, como no carnaval. Mas sim, o Rio de Janeiro é o principal cartão postal, só que agora não apenas ele. Há diversidade (inclusive de portões de entrada, graças à captação de novos voos), há mais conhecimento de outros destinos dentro do Brasil.
Dicas para o Turismo
O que falta, segundo o diretor de Marketing da Embratur, é alinhar com todo o trade (iniciativa privada e poder público municipal e estadual) como se promover internacionalmente, combinar as mentalidades dos gestores públicos e privados.
E, para isso acontecer, além de todas as ferramentas e ações criadas pela nova gestão da Embratur, a agência irá promover, em maio, no Rio de Janeiro, o Rio de Janeiro, para reunir o trade e coordenar esse alinhamento. Mostrar a estratégia da Embratur e debater como todos podem, mesmo com personalizações e ações individuais, contar a mesma história, estar na mesma página de promoção e marketing.
“Vamos mostrar, por exemplo, e já temos isso disponível, que países consomem cada segmento. A partir dos nossos dados, da nossa inteligência de mercado e das ferramentas que oferecemos, os destinos conseguem entender e se planejar de forma alinhada com o que estamos fazendo, com o que o mundo está fazendo”, explica Bruno Reis.
Ele dá um exemplo prático de promover o Pantanal no mercado americano como um destino para safáris.
“É preciso alinhar a estratégia com o Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Para a operadora lá de fora, não importa em que Estado está o Pantanal que seu cliente vai visitar. O mesmo vale para posicionar o Nordeste. Será que conseguimos ter uma marca única para a região? E na hora de promover no Exterior dizermos quantos quartos all inclusive estão disponíveis, quantas praias com essa ou aquela especificação... O Nordeste sabendo com quem concorre vai poder se posicionar melhor”, afirma.
Conceitos e teorias que levam à prática e para a maioria dos destinos essa prática tem de ser ampliada, tem de incluir outros parceiros e não apenas a ida às principais feiras do calendário internacional. Para fomentar essa nova mentalidade, a Embratur passará a avaliar os destinos de acordo com o marketing e a promoção lá fora
Revista PANROTAS Especial 50 anos
Esta matéria é parte integrante da Revista Especial de 50 anos da PANROTAS, onde você encontra essa matéria na íntegra, além de várias histórias do Turismo nestas últimas cinco décadas, e também dicas e ferramentas para turbinar seu negócio.