One Stop Shop na hotelaria; veja como aproveitar essa tendência
Diretor de produtos para Hotelaria da Totvs fala sobre as oportunidades que a tendência traz ao hoteleiro
O One Stop Shop (estratégia de negócios que oferece, em um único ambiente, serviços e produtos que atendam a várias necessidades do cliente) está se tornando uma tendência no Turismo, como já revelado por especialistas do Google e divulgado pelo Portal PANROTAS. Mas você sabe como aproveitar essa tendência na hotelaria?
Claudio Cordeiro, diretor de produtos para Hotelaria da Totvs, traz alguns insights de como os hoteleiros podem aproveitar esse movimento em seus negócios, Confira abaixo:
One Stop Shop no Turismo: uma tendência para ficar no radar
*Por Claudio Cordeiro, diretor para Hotelaria da Totvs
Empreender e gerir negócios do ramo hoteleiro não é uma tarefa simples. Além de toda a expertise no setor, é necessário conhecer também o outro lado do balcão da recepção, e mergulhar profundamente no comportamento e preferências dos hóspedes. E, como parte deste trabalho, é fundamental estudar as últimas tendências e novidades do segmento do Turismo.
No começo deste ano, o Google Brasil divulgou uma pesquisa muito enriquecedora com alguns insights sobre o Turismo no Brasil em 2024. O levantamento apontou que, em 2023, o Turismo ganhou 10% novos viajantes e que 79% dos consumidores que têm as viagens como parte de suas prioridades desejam viajar ainda mais. O estudo ainda mapeou importantes comportamentos, como o aumento da busca por viagens terrestres e a ausência de fidelidade dos consumidores com marcas específicas de Turismo - tendência que já mencionei outras vezes.
No cenário desenhado pela pesquisa - que, convenhamos, é um tanto desafiador -, ficou evidente ainda uma tendência que acredito que merece especial atenção: a valorização de empresas One Stop Shop no setor, ou seja, empresas que oferecem diversos produtos e serviços para a viagem de seus consumidores em uma única compra ganharão maior destaque.
Esse modelo de negócio dialoga justamente com importantes atributos valorizados pelas novas gerações, como conveniência, comodidade e boas experiências de compra. Ao oferecer maior valor agregado em uma única compra, estes estabelecimentos devem conquistar a preferência dos consumidores nos próximos anos.
Eu particularmente enxergo o One Stop Shop como uma enorme oportunidade para o setor hoteleiro, abrindo a possibilidade inclusive para a realização de novas parcerias e de expansão do portfólio de serviços. Na prática, estou falando, por exemplo, da oferta de experiências gastronômicas, parcerias com empresas de transporte, disponibilização de passeios turísticos e até mesmo programas de fidelidade. De maneira geral, o One Stop Shop na hotelaria oferece uma experiência ainda mais fluida e completa para o viajante, gerando maior satisfação e conforto, em poucos cliques.
Mas, sem dúvidas, para que essa estratégia seja efetiva nos empreendimentos hoteleiros, é necessário contar com uma boa infraestrutura tecnológica. É preciso investir em modernos canais de distribuição e sites responsivos, eficientes e seguros para os clientes fazerem suas compras. Além disso, robustos sistemas de gestão e motor de reservas são importantes para gerenciar processos contábeis, financeiros, de estoque e compras. O investimento em marketing digital também é essencial para tornar todo esse ecossistema atrativo para os consumidores. Com tudo isso somado, este é o caminho para uma empreitada bem-sucedida.
A tecnologia também desempenha um papel fundamental na coleta e uso de dados, sempre de acordo com a LGPD. Por meio da inteligência de dados, é possível oferecer pacotes e experiências customizadas para cada cliente, com opções de serviços de todo o portfólio. Também ajuda a apresentar as ofertas certas na hora certa: por que não apresentar uma oferta de massagem no SPA, caso o dia esteja chuvoso e o passeio na praia do viajante tenha sido cancelado? Este é apenas um de muitos exemplos que podem potencializar a oferta de produtos, com a inteligência agregada pela tecnologia.
Diante da maior busca por comodidade e praticidade no momento do planejamento da viagem, e com a ascensão da jornada de compra no ambiente digital, a tendência é que empreendimentos hoteleiros que invistam na estratégia One Stop Shop ganhem espaço e se tornem mais competitivos no mercado de Turismo. E para que essa visão holística realmente dê certo, é fundamental contar com uma boa estratégia de negócios, considerando as melhores ofertas para compor o ecossistema de serviços do hotel, além, é claro, de contar com tecnologia para impulsionar resultados.